Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6242
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTOS, Elzanir dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, Elzanir dos.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308741288364583pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA , Francisco das Chagas de Loiola.-
dc.contributor.referee2FERNANDES , Dorgival Gonçalves.-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como propósito central analisar a avaliação que professores que atuam nos iniciais no Ensino Fundamental , em uma escola da Cidade de Cachoeira dos Índios, fazem da sua formação inicial em Pedagogia, sob a perspectiva da relação teoria e prática. Tendo isto em foco foram definidos como objetivos específicos: verificar, na ótica dos docentes, se há influência da formação no seu pensar e agir; identificar saberes apreendidos na sua formação; reconhecer as possíveis dificuldades que eles enfrentam em seu trabalho, relacionadas a lacunas da sua formação. Nesta perspectiva, este trabalho baseou-se na abordagem da pesquisa qualitativa, caracterizando-se com uma pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista estruturada realizada junto a cinco professoras. No referencial teórico amparei-me em teóricos como: Pimenta (2008), Libâneo (1994), Ibernôn (2006), Veiga (2009) e Tardif (2014) dentre outros que foram significativos para a construção das reflexões aqui apresentadas, sobre a relação entre prática educativa e formação docente. As análises das respostas possibilitaram concluir que, segundo as professoras, a sua formação inicial contribui para sua prática cotidiana. As professoras elencam como saberes marcantes, adquiridos na formação, a capacidade de reavaliar sua prática pedagógica, conhecimentos ligados ao projeto político pedagógico, níveis de aprendizagem de leitura, dentre outros. Quanto às dificuldades que vivenciam, em relação a lacunas na sua formação, foi apontada a questão da inclusão de deficientes. Segundo uma das professoras este tema não foi estudado em sua formação inicial. A partir do exposto, conclui-se que a formação inicial adquirida no curso de Pedagogia é de fundamental importância para o desenvolvimento profissional, e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da prática docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePercepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis work presents the results of a research whose the main purpose to analyze the evaluation that teachers working in elementary school, from public schools of the city of Cachoeira dos Indios make their initial training in pedagogy from the perspective of the relation between theory and practice. With this in focus were defined as specific objectives: to check, in the view of teachers, if there is influence of training in their thinking and acting; identify knowledge seized in their training; recognize the possible difficulties that they face in their work, related to gaps in their training. In this perspective, this work is based on qualitative research approach characterizing with a field research. The instrument of data collection was a structured interview conducted with five teachers. In a theoretical reference took shelter in theorists like Pimenta (2008) Libâneo (1994, 2004), Ibernôn (2006), Veiga (2009), among others that were significant for the construction of the reflections presented here about the relation between educational practice and teacher training. The analysis of the answers made possible to conclude that, according to the teachers, their initial training contributes to their daily practice. The teachers list as remarkable knowledge acquired in training, the capacity to re-evaluate their pedagogical practice, knowledge linked to the political pedagogical project, reading levels of learning, among others. About the difficulties who experienced in relation to gaps in their training, it was appointed the question of disability inclusion. According to one of the teachers this issue was not studied in her initial training. From the foregoing, it is concluded that the initial education acquired in Pedagogy course is very important for professional development, and consequently to improving the quality of teaching practice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6242-
dc.date.accessioned2019-08-27T17:24:18Z-
dc.date.available2019-08-27-
dc.date.available2019-08-27T17:24:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogia - formação inicialpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPedagogy - initial formationpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Suzana de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePerceptions of early elementary school teachers about the relationship between early education and teaching practice.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Suzana de Sousa. Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente. 2015. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SUZANA DE SOUSA PEREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfSuzana de Sousa Pereira. Monografia Pedagogia. CFP 2015.278.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.