Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6244
Title: O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica.
Other Titles: The use of technology as a facilitator of learning: contributions of educational software in pedagogical practice.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Jociélida Cartaxo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edilson Leite da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA , Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CEZÁRIO , Danilo de Sousa.
Keywords: Prática pedagógica - novas tecnologias;Softwares educacionais;Ensino - aprendizagem;Pedagogical practice - new technologies;Educational software;Teaching - learning
Issue Date: 25-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Jociélida Cartaxo. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica. 2017. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Na sociedade atual, as tecnologias estão cada vez mais ganhando destaque no cotidiano das pessoas. O presente estudo aponta como o uso das tecnologias na prática pedagógica escolar pode facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. O uso dessas tecnologias requer conhecimento, com base nisso, é preciso utilizar esses novos recursos de forma intencional, uma vez que os softwares educacionais foram criados para auxiliar nas diferentes formas de aprender e ensinar de maneira educativa e significante, buscando uma interação entre professor e aluno de modo a apoiar as atividades didático-pedagógicas. A pesquisa objetiva verificar se os professores de uma escola pública municipal localizada na cidade de Bom Jesus/PB estão adotando os novos recursos tecnológicos, no processo de ensino- aprendizagem, tendo como foco principal os softwares educativos de comunicação e/ou colaboração.Os sujeitos pesquisados são professores atuantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, que ministram aulas nos turnos (manhã, tarde e noite), totalizando 8 (oito) profissionais.Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi um questionário contendo 11 questões. Os resultados mostraram que todos os professores acreditam na capacidade das tecnologias sobre a educação. Todavia, falta o comprometimento tanto da escola, para dispor de cursos preparatórios e suporte de uma forma geral, como dos próprios profissionais na persistência para que aconteça uma prática pedagógica para a aprendizagem dos educandos. Este estudo poderá contribuir para futuras realizações de pesquisas, servindo de base teórica, como pode auxiliar em possíveis projetos, buscando adaptação aos novos modelos metodológicos no processo de ensino aprendizagem.
Abstract: In today's society, technologies are increasingly gaining prominence in people's daily lives. The present study points out how the use of technologies pedagogical practice in the school can facilitate the students' learning process. The use of these technologies requires knowledge, based on this, it is necessary to use these new resources in an intentional way, since that educational software was created to assist in the different ways of learning and teaching in an educational and meaningful way, seeking an interaction between teacher and student in order to support the didactic- pedagogical activities. The research aims to verify if the teachers of a municipal public school located in the city of Bom Jesus/PB are adopting the new technological resources, in the teaching-learning process, having as main focus the educational communication and/or collaboration software. The subjects studied are teachers working in Childhood Education and Secundary School, who teach classes in the shifts (morning, afternoon and evening), totaling 8 (eight) professionals. For the data collection, the instrument used was a questionnaire containing 11 questions. The results showed that all teachers believe in the capacity of technologies on education. However, there is a lack of commitment on the part of the school, in order to dispose preparatory courses and support, as well as the professionals themselves, in the persistence of a pedagogical practice for the learning of the students. This study may contribute to future research achievements, serving as a theoretical basis, assisting in possible projects, seeking adaptation to new methodological models in the process of teaching and learning.
Keywords: Prática pedagógica - novas tecnologias
Softwares educacionais
Ensino - aprendizagem
Pedagogical practice - new technologies
Educational software
Teaching - learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6244
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOCIÉLIDA CARTAXO PEREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfJociélida Cartaxo Pereira. Monografia Pedagogia. CFP 2017.460.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.