Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6254
Title: "E aí negão!?": exclusão,apropriação e resistência negra na Universidade Federal de Campina Grande-Campus de Cajazeiras/PB.
Other Titles: "Hey black !?": exclusion, appropriation and black resistance at the Federal University of Campina Grande-Campus of Cajazeiras/PB.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, João Marcos de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: JOCA, Alexandre Martins.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOARES, Luísa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Kássia Mota de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
Keywords: Preconceito racial;Negros-espaços acadêmicos;Educação-práticas racistas;Resistência negra;UFCG-CFP-vivência de negros;Racial prejudice;Black academic spaces;Racist Education-Practices;Black resistance;UFCG-CFP-Black Experience
Issue Date: 12-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES,João Marcos de Souza. "E aí negão!?": exclusão,apropriação e resistência negra na Universidade Federal de Campina Grande. 2018. 105f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta pesquisa é analisar as implicações socioculturais e educacionais acerca das questões dos negros nos espaços acadêmicos. Toma como referência, a experiência de cinco estudantes negros da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), câmpus de Cajazeiras/PB. O estudo é uma pesquisa etnográfica, de modo a proporcionar uma imersão nas vivências desses sujeitos nos espaços acadêmicos. Para isso, utiliza procedimentos investigativos como a observação participante e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados da pesquisa apontam que a universidade se constitui como uma instituição contraditória, onde a persistência de práticas racistas e discriminatórias coexiste com um limitado, mas importante, fomento das discussões sobre a temática étnicorracial no currículo formal. A universidade surge, ainda, como um espaço relevante na vida dos universitários negros, uma vez que, através de “táticas” de grupalidade e de afirmação identitária, (re)significam seu cotidiano acadêmico, a partir de políticas afirmativas de exaltação e de resistência negra.
Abstract: The aim of this research is to analyze the sociocultural and educational implications of black issues in academic spaces. It takes as reference, the experience of five black students of the Federal University of Campina Grande (UFCG), Câmpus of Cajazeiras / PB. The study is an ethnographic research, in order to provide an immersion in the experiences of these subjects in academic spaces. To do so, it uses investigative procedures such as participant observation and semi-structured interviews. The research results point out that the university constitutes a contradictory institution, where the persistence of racist and discriminatory practices coexists with a limited, but important, fomentation of the discussions about the ethnic-racial theme in the formal curriculum. The university also appears as a relevant space in the life of black university students, since, through "tactics" of group identity and identity affirmation, (re) signify their academic daily life, based on affirmative policies of exaltation and black resistance.
Keywords: Preconceito racial
Negros-espaços acadêmicos
Educação-práticas racistas
Resistência negra
UFCG-CFP-vivência de negros
Racial prejudice
Black academic spaces
Racist Education-Practices
Black resistance
UFCG-CFP-Black Experience
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6254
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO MARCOS DE SOUZA RODRIGUES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfJoão Marcos de Souza Rodrigues. Monografia Pedagogia. CFP 2018.4.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.