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Title: Inventando tradições, construindo identidades: etnografando o bloco da saudade.
Other Titles: Inventing traditions, building identities: ethnographing the homesickness block.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Carla Maria Dantas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Marinalva Vilar de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Elizabeth Chistina de A.
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ó, Alarcon Agra do.
Keywords: Identidades;Representações Sociais;Tradições Locais;Festas Carnavalescas;Bloco da Saudade;Representações Culturais;Identities;Social Representations;Local Traditions;Carnival Parties;Block of Saudade;Cultural Representations
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Carla Maria Dantas. Inventando tradições, construindo identidades: etnografando o bloco da saudade. 2009. 125f. (Dissertação) Mestrado em Ciências Sociais - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: A modernidade elabora novos desenhos de perceber e produzir identificações, tanto nas suas formas instucionalizantes de produzir equilíbrio social, quanto nas representativas. No Brasil, a festa carnavalesca constitui uma linguagem simbólica produtora de sentidos, que traduz muitos dos valores formadores da identidade nacional. Valores híbridos, produzidos nas múltiplas representações culturais de identificação que entrelaçam as relações sociais. Baseado nessas premissas, este trabalho analisa o Bloco da Saudade, instituído no ano de 1991, na cidade de Campina Grande-PB, a partir das estrategias e táticas utilizadas pelos atores sociais do bloco para construir símbolos representativos da tradição cultural local e, como experiencia de construção do carnaval, estabelece novos sentidos aos espaços da cidade e as praticas de sociabilidade produzidas no consumo do bloco. Observa-se aqui que essa teatralização encenada pelo Bloco da Saudade, objetivando instituir uma legitimidade as suas praticas, configura-se como uma possibilidade, entre as múltiplas formas de pertencimento e de construção dos espaços de sociabilidade.
Abstract: Modernity comes about with new designs on how to perceive and produce identifications, both regarding its institutionalizing and representative ways of producing social balance. In Brasil, the Carnaval party comprises a symbolic language producer of meanings, which translates, to great extent, the national identity shaping values. Hybrid values, which are produced within the multiple representations of cultural identity interweaving social relations. Based on these assumptions, this paper examines the Bloco da Saudade (The Block of Reminiscence), established in 1991, in Campina Grande-PB, from the strategies and tactics used by the social actors of this Carnaval block to build the symbols representative of the local cultural tradition and, as an experience in the Construction of the carnival, sets new directions to the city spaces and practices of sociability produced for consumption in the block. It should be worthy of notice here that this dramatization staged by Bloco da Saudade, aiming to establish legitimacy to their practices, is framed as one possibility among the multiple forms of belonging, and construction of sociability spaces.
Keywords: Identidades
Representações Sociais
Tradições Locais
Festas Carnavalescas
Bloco da Saudade
Representações Culturais
Identities
Social Representations
Local Traditions
Carnival Parties
Block of Saudade
Cultural Representations
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6255
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

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