Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6258
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDROLIM, D. C. F.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870477932516135-
dc.contributor.advisor1SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152646710019289pt_BR
dc.contributor.referee1CUNHA, Ane Cristine Hermínio.-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.description.resumoO presente estudo trata de um trabalho de conclusão de curso, que tem como objeto de estudo a timidez no ambiente escolar, cujo objetivo foi analisar as concepções dos docentes, dos anos iniciais do ensino fundamental, sobre timidez e com o objetivo específico de identificar quais metodologias de ensino empregadas por estes docentes possam contribuir com os alunos na superação de sua timidez. Trata-se, pois, de uma pesquisa de campo realizada com 04 docentes de uma escola municipal de cidade de Cajazeiras/PB. Possui abordagem qualitativa e exploratória. A coleta de dados discorreu através da entrevista semiestruturada e analisada através da técnica de análise de conteúdo (AC) (BAUER, 2002). Esta pesquisa permitiu constatar que as professoras reconhecem a timidez e consequentemente, seus alunos tímidos, a partir das características como medo, a vergonha e o nervosismo; ainda, atribuem a timidez mais desvantagens do que vantagens. Os dados, também, demonstram que as entrevistadas reconhecem a timidez como uma condição que pode ser superada, e mostram-se preocupadas em ajudar seus alunos tímidos a superá-la, embora nem todas saibam qual/is metodologia/s utilizar para obter êxito. Assim, conclui-se reconhecendo a necessidade que este tema ganhe espaços na formação de professores (acadêmica ou continuada) para que estes possam contribuir com seus alunos tímidos na perspectiva de saber lidar ou superar a timidez.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA timidez na concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2019-06-25-
dc.description.abstractThe present study deals with a conclusion course, which has the object of study shyness in the school environment, whose objective was to analyze the conceptions of teachers, the initial years of elementary school, about shyness and with the specific objective of identifying which methodologies used by these teachers can contribute with the students in overcoming their shyness. It is, therefore, a field research carried out with 04 teachers from a municipal school in the city of Cajazeiras / PB. It has a qualitative and exploratory approach. Data collection was done through the semi-structured interview and analyzed through the technique of content analysis (BA) (BAUER, 2002). This research allowed to verify that the teachers recognize the shyness and consequently, its shy students, from the characteristics like fear, the shame and the nervousness; yet, they attribute shyness more disadvantages than advantages. The data also demonstrate that respondents recognize shyness as a condition that can be overcome, and are concerned to help their shy students overcome it, although not all of them know which methodology to use to succeed. Thus, we conclude by recognizing the need for this theme to gain spaces in the formation of teachers (academic or continuing) so that they can contribute with their shy students in the perspective of knowing how to deal with or overcome shyness.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6258-
dc.date.accessioned2019-08-28T10:39:24Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-08-28T10:39:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_BR
dc.subjectTimidezpt_BR
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducational psychologypt_BR
dc.subjectShynesspt_BR
dc.subjectTeaching Methodologypt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROLIM, Danielly Christine Feitoza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeShyness in the conception of teachers of the early years of education fundamental.pt_BR
dc.identifier.citationROLIM, Danielly Christine Feitoza. A timidez na concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.2019. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELLY CHRISTINE FEITOZA ROLIM. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfDanielly Christine Feitoza Rolim. Monografia Pedagogia. CFP 2019.455.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.