Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6260
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Paoline Levy Pereira.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, P. L. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6795032095583727pt_BR
dc.contributor.referee1VASCONCELOS, Patrício Henrique de.-
dc.contributor.referee1IDVASCONCELOS, P. H.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0134827478958758pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Suênya Freire do Monte.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, S. F. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3375677785809016pt_BR
dc.description.resumoA principal prática do Endomarketing é fazer com que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre a empresa, incluindo itens como gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercado nos quais atua. Um Programa de Endomarketing bem feito é capaz de tornar o funcionário um ser comprometido com a empresa, cada um em sua área de atuação e através do seu trabalho. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo medir o nível de satisfação dos clientes internos da Agência 0082 na cidade de Campina Grande - PB. O modelo monográfico foi quanto aos fins exploratório e descritivo. Quantos aos meios utilizados para alcançar o objetivo foi uma pesquisa de campo, um estudo de caso. Para a coleta de dados foi feito uma revisão bibliográfico acerca do tema em questão, aplicou-se um questionário adaptado com o objetivo de averiguar o nível de satisfação dos mesmos na empresa. Levou-se em consideração o perfil socioeconômico através das variáveis: gênero, faixa etária, estado civil, renda mensal familiar, escolaridade e tempo de serviço na empresa; contendo seis questões fechadas. Na segunda, sugere-se que sejam investigadas aspectos relacionados à satisfação dos colaboradores para implantação de um programa de Endomarketing. O estudo revelou que a organização possui talentos promissores, no qual proporciona uma junção de experiência com juventude quebrando assim alguns paradigmas no passado. Quanto a satisfação dos clientes internos da Agência, pode-se notar que no geral foi de grande importância, existe divergência de opiniões e consequentemente situações de condições de satisfação individuais de acordo principalmente com o sócio psicológico desses colaboradores, e ainda, saber se as ferramentas do endomarketing são utilizadas nessa organização. Todavia é necessário que os gestores estimulem cada vez mais os seus colaboradores a traçarem metas e objetivos da organização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titlePercepção do cliente interno: o caso da agência bancária 0082 da cidade de Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.description.abstractThe main practice of Endomarketing is to do with that all of the employees have a vision shared on the company, including items as administration, goals, results, products, services and market us which it acts. A Program of Endomarketing well fact is capable to turn the employee a committed being with the company, each one in his/her area of performance and through his/her work. In this context, the present work had as objective measures the level of the internal customers' of the Agency 0082 satisfaction in the city of Campina Grande - PB. The model monográfico went as for the exploratory and descriptive ends. How many to the means used to reach the objective was a field research, a case study. For the collection of data it was made a bibliographical revision concerning the theme in subject, a questionnaire was applied adapted with the objective of discovering the level of satisfaction of the same ones in the company. It was taken into account the socioeconomic profile through the variables: gender, age group, marital status, family monthly income, education and time of service in the company; containing six closed subjects. On Monday, he/she suggests himself that aspects related to the collaborators' satisfaction are investigated for implantation of a program of Endomarketing. The study revealed that the organization possesses promising talents, in which it provides a junction of experience with youth breaking like this some paradigms in the past. As the internal customers' of the Agency satisfaction, it can be noticed that in the general it was of great importance, divergence of opinions exists and consequently situations of individual satisfaction conditions of agreement mainly with those collaborators' psychological partner, and still, to know the tools of the endomarketing is used in that organization. Though it is necessary that the managers stimulate their collaborators more and more to draw her/it goals and objectives of the organization.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6260-
dc.date.accessioned2019-08-28T10:58:16Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-08-28T10:58:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectCliente internopt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectSatisfactionpt_BR
dc.subjectInternal clientpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUTO, Bruno Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 6ed. São Paulo: Atlas, 2003. BANCO REAL. Disponível: <http:www.bancoreal.com.br>. Acesso em 10 de maio de 2008. BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995. ______. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall, 2004. BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing como estratégia de gestão. Encante seu cliente interno, Porto Alegre: L&P, 1998. ______. Face a face com o endomarketing. O papel estratégico das lideranças no processo da informação. Porto Alegre: L&P, 2005. CHIAVANATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. ______. Recursos humanos. Edição Compacta 7ed. São Paulo: Atlas, 2002. ______. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 3. ed. Rev. E atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing – Educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2002. DIEHL, Astor Antônio. Pesquisa em ciência socias aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004. FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de recursos humanas – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2007. GIL, Antônio Carlos . Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2001. Referências Bruno Alves Souto 75 5 KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. ______. KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo Prentice Hall, 2006. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001. ______. LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos Humanos: Princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas e pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999. LIMEIRA, Tânia Maria igal. Fundamentos de Marketing. In: Dias, Sérgio Roberto (Coord). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2006. MAGNO, Alexandre. Endomarketing. In: Richa, Júlio César (org.). Grandes temas de marketing. Fortaleza: Editora de ponta, 2001. MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001. MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade na economia globalizado. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. ROBBINS, Etephen Paul. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2004. ______. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2005. RUDIO, franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa cientíca. Petrópolis: Vozes, 1999. ROJO, Francisco José Grandis. Varejo. In: DIAS, Sérgio Roberto (coord.). Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2006. SPILLER, Eduardo Santiago[et al.]. Gestão de serviços e marketing interno. Rio de Janeiro: FGV, 2004. TACHIZAWA, Rakeshy; FERREIRA, Victor C. Paradela; FORTUNA, Antônio A. Mello. Gestão com pessoas. Uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004. VERGARA, Silvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em andamento. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2000. VIEIRA, Renata Fernanda Porto Beranger. Pesquisa de satisfação do cliente interno após a implementação de um programa de endomarketing.Campina Grande , 2006.pt_BR
dc.title.alternativeInternal customer perception: the case of Campina Grande city bank branch 0082.pt_BR
dc.identifier.citationSOUTO, Bruno Alves. Percepção do cliente interno: o caso da agência bancária 0082 da cidade de Campina Grande. 2008. 81 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6260pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNO ALVES SOUTO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2008.pdfBruno Alves Souto - Relatório de Estágio Administração CH 2008811.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.