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dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Dorgival Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.referee1MACHADO, Viviane Gidotti.-
dc.contributor.referee2SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.description.resumoO presente estudo, cujo título é A pedagogia jurídica: as especificidades do trabalho do pedagogo no Poder judiciário, teve como propósito compreender as especificidades do trabalho do pedagogo no Poder Judiciário. Para tanto, a pesquisa se caracteriza como sendo de campo, possuindo abordagem qualitativa e exploratória. Ela foi realizada mediante entrevista individual semiestruturada com a participação de seis pedagogos atuantes nos estados de Pernambuco, Goiás e Brasília. Os dados coletados foram organizados e analisados a partir da análise tanto temática quanto de enunciação, se respaldando na perspectiva de análise de conteúdo de Bardin (1997). No referencial teórico, foi abordado o pensamento de alguns autores, tais como Nóvoa (1992), Saviani (1994), Libâneo (2007), Silva (2015), entre outros. Os resultados desta pesquisa apontam para a caracterização da Pedagogia Jurídica enquanto ciência da educação, sendo desenvolvida pelo pedagogo no Poder Judiciário, mediante a práxis dos conhecimentos adquiridos na graduação em Pedagogia. Conhecimentos estes a serem aplicados por pedagogos nos campos processuais e extraprocessuais. As especificidades do trabalho variam de acordo com as necessidades e campos de atuação que comportam cada Tribunal. Desta forma, foi possível refletir acerca da riqueza de possibilidades do emprego de conhecimentos pedagógicos dentro dos espaços do judiciário, afirmando o pedagogo como profissional da educação atuante em espaços escolares e não escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA pedagogia jurídica: as especificidades do trabalho do pedagogo no poder judiciário.pt_BR
dc.date.issued2019-06-19-
dc.description.abstractThe present study, whose title is The legal pedagogy: the specificities of the work of the pedagogue in the judiciary, had as purpose to understand the specificities of the work of the pedagogue in the Judiciary. For this, the research is characterized as being field, having a qualitative and exploratory approach. It was carried out through a semi-structured individual interview with the participation of six pedagogues working in the states of Pernambuco, Goiás and Brasília. The collected data were organized and analyzed based on both thematic and enunciation analysis, supported by the content analysis perspective of Bardin (1997). In the theoretical reference, the thinking of some authors, such as Nóvoa (1992), Saviani (1994), Libâneo (2007), Silva (2015), among others, was approached. The results of this research point to the characterization of Legal Pedagogy as a science of education, being developed by the pedagogue in the Judiciary, through the praxis of the knowledge acquired in the graduation in Pedagogy. Knowledge to be applied by pedagogues in the procedural and extra- procedural fields. The specificities of the work vary according to the needs and fields of action that each Court has. In this way, it was possible to reflect on the richness of possibilities of the use of pedagogical knowledge within the judicial areas, affirming the pedagogue as a professional of education acting in school and non-school spaces.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6264-
dc.date.accessioned2019-08-28T11:38:54Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-08-28T11:38:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTrabalho do pedagogopt_BR
dc.subjectPedagogia jurídicapt_BR
dc.subjectConhecimentos pedagógicospt_BR
dc.subjectPoder judiciário - atividades pedagógicaspt_BR
dc.subjectWork of the pedagoguept_BR
dc.subjectLegal Pedagogypt_BR
dc.subjectKnowledge pedagogicalpt_BR
dc.subjectJudiciary - pedagogical activitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Maria Sheila Alves da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLegal pedagogy: the specifics of the work of the pedagogue in the judiciary.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA,Maria Sheila Alves da. A pedagogia jurídica: as especificidades do trabalho do pedagogo no poder judiciário.2019.59 f.Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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