Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6265
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, M. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9504130585334161pt_BR
dc.contributor.advisor1ROTTA, José Heleno.-
dc.contributor.advisor1IDROTTA, J. H.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9727117682530244pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Severino José de.-
dc.contributor.referee2MIRANDA, Erico Alberto de Albuquerque.-
dc.description.resumoO tema da participação popular esta presente na agenda politica nacional há mais de duas décadas. Na verdade, a partir dos anos 70, vem se desenhando em nosso pais uma nova forma de planejamento baseada na participação popular, a qual se originou de iniciativas encabeçadas por setores sociais mobilizados, bem como por grupos políticos na luta contra a ditadura militar. Diante de tal clima, não demorou para que uma proposta de participação popular na gestão dos recursos públicos aparecesse na ordem do dia , principalmente, nos momentos de disputa eleitoral e nas ocasiões em que grupos, tradicionalmente oposicionistas, assumiam alguma esfera do governo. Foi , desta forma, que o orçamento participativo se tornou proposta corrente no cenário politico brasileiro, nos anos 80, numa retomada por alguns segmentos políticos, das tentativas de planejamento municipal participativo que se desenharam de meados da década de 70, para o final da década seguinte. Assim, ha cada vez mais experiencias participativas nas administrações municipais. Neste contexto, Campina Grande não fica indiferente a esse processo e inicia sua experiência em orçamento participativo. O processo teve inicio em 1997 e apresenta avanços e recuos em sua trajetória. Não resta duvidas de que, em termos de seu planejamento, o orçamento participativo constituiu-se numa melhoria significativa e em um avanço democrático inegável. Porém, olhando a questão do lado de sua execução cotidiana, percebesse que ainda existem resistências e incompreensões não desprezíveis a serem vencidas para que o processo como um todo possa ser considerado bem sucedido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA RURAL E REGIONALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEconomia Regional e Urbana-
dc.subject.cnpqEconomias Agrária e dos Recursos Naturais-
dc.titleAvanços e resistências no processo de implantação do orçamento participativo em Campina Grande (PB).pt_BR
dc.date.issued2002-09-
dc.description.abstractThe theme of popular participation has been present in the national political agenda for over two decades. In fact, since the 1970s, a new form of popular participation planning has been developing in our country, which originated from initiatives headed by mobilized social sectors as well as political groups in the struggle against the military dictatorship. Faced with such a climate, it was not long before a proposal popular participation in the management of public resources should appear on the agenda, especially at times of electoral traditionally oppositionists, took on some sphere of government. It was in this way that the participatory budget became a current proposal in the Brazilian political scenario in the 1980s, in a resumption by some political segments of the participatory municipal planning drew from the mid-70s to the late Following. Thus, there are more and more participatory experiences in municipal administrations. In this context, Campina Grande is not indifferent to this process and begins its experience in participatory budgeting. The process began in 1997 and presents advances and setbacks in its trajectory. There is no doubt that, in terms of its planning, participatory budgeting has been a significant improvement and an undeniable democratic advance. However, looking at the issue on the side of its daily execution, I realized that there are still resistances and misunderstandings negligible to overcome so that the whole process can be considered successful.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6265-
dc.date.accessioned2019-08-28T11:54:52Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-08-28T11:54:52Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectOrçamento Público - Campina Grande (PB)-
dc.subjectGestão de Recursos Públicos-
dc.subjectParticipação Popular-
dc.subjectOrçamento Participativo e Democrático-
dc.subjectAdministração Pública-
dc.subjectPlanejamento Orçamentário-
dc.subjectPublic Budget - Campina Grande (PB)-
dc.subjectPublic Resource Management-
dc.subjectPopular Participation-
dc.subjectParticipatory and Democratic Budget-
dc.subjectPublic Administration-
dc.subjectBudget Planning-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Marilene Bizerra da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAdvances and resistances in the participatory budgeting process in Campina Grande (PB).pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Marilene Bizerra da. Avanços e resistências no processo de implantação do orçamento participativo em Campina Grande (PB). 2002. 170f. (Dissertação) Mestrado em Economia Rural e Regional), Programa de Pós-graduação em Economia Rural e Regional, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6265pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Rural e Regional.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARILENE BIZERRA DA COSTA - DISSERTAÇÃO PPGERR CH 2002.pdfMarilene Bizerra da Costa - Dissertação PPGERR CH 2002. 29.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.