Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6277
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEDROZA, M. G. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1202715884024525pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.contributor.referee1MACHADO , Viviane Guidotti.-
dc.contributor.referee2FEITOSA , Belijane Marques.-
dc.description.resumoApresenta-se, neste trabalho, reflexões sobre práticas pedagógicas de professoras com a música na Educação Infantil, visto que nessa etapa da educação básica as práticas educativas devem contribuir para que a criança se desenvolva integralmente. Desse modo, pensa-se o processo de musicalização, que tem ganhado visibilidade nos documentos oficiais que norteiam a educação básica, como uma das formas para contribuir nesse desenvolvimento, por meio da iniciação musical das crianças. Para tanto, tem-se como objetivo geral: analisar a contribuição da musicalização para o desenvolvimento integral da criança; e como específicos: compreender as possibilidades de utilização da música na Educação Infantil; reconhecer a musicalização como instrumento efetivo para o desenvolvimento integral da criança; entender a percepção dos professores acerca do papel da música na Educação Infantil; e investigar as práticas pedagógicas com o uso da música desenvolvidas por professores da Educação Infantil, na cidade de Carrapateira-PB. Assim, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 04 professoras da Educação Infantil, na cidade de Carrapateira-PB. O roteiro de entrevista foi elaborado com 05 questões sobre a música nas práticas pedagógicas, no planejamento e nos processos de formação das docentes, foi aplicado também um questionário com a coordenadora pedagógica da instituição, com 04 questões, buscando entender sobre a organização do trabalho pedagógico da escola, além disso foi realizada uma breve análise do Projeto Político Pedagógico da instituição. No entanto, por meio da pesquisa, verificou-se que a música na Educação Infantil caracteriza-se como uma forma de reproduzir, memorizar conteúdos, demarcar rotinas e comportamentos. Nesse sentido, não se tem lugar para a criação, pesquisa, apreciação e/ou para o fazer musical, ou seja, a musicalização não está presente nas práticas das professoras. Nesse contexto, não se pode ignorar que a falta de formação das professoras para o desenvolvimento de tais práticas é um fator determinante para que essa visão de música, apenas como uma forma de reprodução que não tem nenhuma finalidade para a formação musical das crianças, continue presente. Conclui- se que as práticas com a música podem contribuir para o desenvolvimento integral da criança, ao passo que são pensadas na perspectiva da musicalização, mas há ainda muitos desafios, pois mesmo diante de muitos estudos que apontam a contribuição da música para o desenvolvimento integral da criança, e os documentos oficiais da educação contemplando essas práticas, os professores continuam sem formação voltada para essa área, e a música continua sendo resumida à reprodução, desconsiderando, assim, as suas amplas possibilidades de exploração.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleMusicalização na educação infantil: repensar práticas pedagógicas.pt_BR
dc.date.issued2019-06-27-
dc.description.abstractThis study presents reflections on teachers’ pedagogical practices involving music in Early Childhood Education, taking into account that, at this basic schooling stage, educational methods are supposed to fully contribute to the child’s development. In this way, music education, which has gained attention in the official guidelines responsible for basic instruction, is regarded as a factor that can favor that process. The chief purpose of the work is the following: to analyze music education benefits to infant individuals’ integral development. As for the specific aims, they are: to understand the potential of using music in Early Childhood Education; to demonstrate music education as an effective instrument for the child’s full development; to understand teachers' perception regarding the relevance of music in Early Childhood Education; and to investigate the pedagogical experiences involving music developed by Early Childhood Education instructors, in the town of Carrapateira-PB. Thus, the research employs a qualitative approach and, based on it, semi-structured interviews were performed with four Early Childhood Education teachers, in Carrapateira-PB. The interview script comprised five questions about music role in pedagogical practices, planning and educator training processes. Besides, the institution pedagogical coordinator was surveyed with a four-questions-questionnaire, in order to understand the organization of the school pedagogical work and to briefly assess the Educational Political Project of the institution. The research has found out that music in Early Childhood Education turns out to be used as a mechanism of reproducing and memorizing content, as well as demarcating routines and behavior. Therefore, one can say that it does not encompass activities related to music creation, research, and appreciation. In short, there is no indeed music education in teachers’ experiences at all. Within this context, an aspect that cannot be ignored refers to their lack of training for the implementation of such methods. This is a determining factor in maintaining the view of music as only a form of content reproduction and without any value in children’ musical formation. The study concludes that methods based on music can contribute to a child’s development when taught in the perspective of music education. However, there are still many challenges ahead. Although many studies point out music advantages to infant’s integral development and the official schooling guidelines emphasize these practices, educators are not still provided with adequate training, and music is still a tool of content reproduction, which undermines its application potential.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6277-
dc.date.accessioned2019-08-28T15:06:46Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-08-28T15:06:46Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMusicalizaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMúsica na educação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCrianças - iniciação musicalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMusicalizationpt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectMusic in early childhood educationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectChildren - music initiationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEDROZA, Maria Gracielle Vieira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMusicalization in early childhood education: rethinking pedagogical practices.pt_BR
dc.identifier.citationPEDROZA, Maria Gracielle Vieira. Musicalização na educação infantil: repensar práticas pedagógicas. 2019. 61f.Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA GRACIELLE VIEIRA PEDROZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP2019.pdfMaria Gracielle Vieira Pedroza. Monografia Pedagogia. CFP 2019.473.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.