Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6279
Title: Pedagogia social: um estado de conhecimento na Biblioteca Digital de Tese e Dissertação entre 2015 a 2019.
Other Titles: Social pedagogy: a state of knowledge in the Digital Library of Thesis and Dissertation from 2015 to 2019.
???metadata.dc.creator???: PIMENTA, Herbene Fernandes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACHADO, Viviane Guidotti.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Pedagogia social;Educação social;Estado de conhecimento;Social pedagogy;Social education;State of Knowledge
Issue Date: 18-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PIMENTA, Herbene Fernandes. Pedagogia social: um estado de conhecimento na Biblioteca Digital de Tese e Dissertação entre 2015 a 2019. 2019. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as produções acadêmicas publicadas na Biblioteca Digital Tese e Dissertação (BDTD) entre os anos de 2015 a 2019 sobre Pedagogia Social. Para a análise buscou-se realizar um estudo aprofundado tendo como fundamentação teórica autores como: Severo (2017), Graciani (2014), Caliman (2010), Machado (2009), Libâneo (2004) dentre outros. O percurso metodológico foi sistematizado por uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), organizado por um Estado de Conhecimento (MOROSINI; FERNANDES 2014). Na busca de Corpus foram encontrados 28 trabalhos. No entanto, após a leitura flutuante foi selecionada para análise, uma Tese da autora Graciani (2015) que atendia aos critérios pré-estabelecidos: palavras- chave e recorte temporal. Os resultados apontam que a produção na pós-graduação na área da Pedagogia Social ainda é exígua, quando comparada a outras áreas da educação. No entanto, as contribuições que esta ciência traz para o contexto social são significativas para os envolvidos no processo da prática educativa em vários aspectos da vida, como, por exemplo, sociocultural, cidadania, afetivo e relação com a comunidade. Concluiu-se que, diante da demanda social na atualidade, a Pedagogia Social deve ser mais discutida e disseminada na academia a partir da graduação e perpassada para a pós-graduação brasileira.
Abstract: The present work had as general objective to analyze the academic productions published in the Digital Library Thesis and Dissertation (BDTD) between the years of 2015 to 2019 on Social Pedagogy. For the analysis, an in-depth study was carried out, using as theoretical basis authors such as: Severo (2017); Graciani (2014), Caliman (2010); Machado (2009); Libâneo (2004); among others. The methodological course was systematized by a bibliographical research of a qualitative approach (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), organized by a Knowledge State (MOROSINI; FERNANDES 2014). In the search for Corpus were found 28 papers. However, after a fluctuating reading it was slected to analysis only one thesis of the author Graciani (2015) was identified that met the pre-established criteria. The results indicate that the production in post-graduation in the area of Social Pedagogy is still small, when compared to other areas of education. However, the contributions that this science brings to the social context are significant for those involved in the process of educational practice in various aspects of life, such as sociocultural, citizenship, affective and relationship with the community. It was concluded that, in view of the social demand at present, Social Pedagogy should be more discussed and disseminated in the academy from the graduation and preceded to the Brazilian post-graduation.
Keywords: Pedagogia social
Educação social
Estado de conhecimento
Social pedagogy
Social education
State of Knowledge
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6279
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HERBENE FERNANDES PIMENTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfHerbene Fernandes Pimenta. Monografia Pedagogia. CFP 2019. 387.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.