Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6281
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ARAUJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.advisor1IDARAUJO, E. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839150263503872pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.description.resumoO presente estudo tem como tema “Jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil: a ludicidade como proposta pedagógica”. Tema de relevante importância no que se refere à compreensão do lúdico no processo de aprendizagem na Educação Infantil, entendendo o lúdico como uma ferramenta pedagógica importante para professores em sala de aula, visto que por meio da educação lúdica a criança aprende com mais prazer e consequentemente o aprendizado terá maior significado, tendo como objetivo analisar a partir da visão de professores a utilização dos jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil, e de modo mais específico descrever a importância do lúdico nessa etapa de ensino como instrumento de interação e produção de saberes e; compreender como os educadores estão utilizando o lúdico em sala de aula, como prática educativa. Para realização do trabalho utilizamos como metodologia uma pesquisa exploratória numa abordagem qualitativa para obtenção de dados referente à prática do lúdico em sala de aula. Utilizamos para a coleta de dados um questionário com questões objetivas, destinadas a 05 (cinco) professoras atuantes na Educação Infantil (jardim I e II) nas creches municipais da Cidade de Cajazeiras – PB, Após coletados os dados as análises dos resultados foram realizadas a partir das respostas obtidas no próprio instrumento de coleta, o que nos permitiu compreender como as educadoras fazem o uso da ludicidade na de sala de aula. A partir das informações contidas nesse estudo subsidiado por autores como: Almeida (2008), Carvalho (2008), Kishimoto (2007), Oliveira (2008) entre outros, percebemos que a educação lúdica torna-se uma alternativa para a melhoria do processo de aprendizagem das crianças, configurando-se em um instrumento ou recurso didático capaz de auxiliar nas salas de aula possibilitando ao educando uma maneira mais prazerosa de aprender.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil: a ludicidade como proposta pedagógica.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe present study has as its theme "Games and play in the process of learning in early childhood education: a pedagogic proposal as playfulness." Theme of considerable importance with regard to the understanding of the play in the learning process in early childhood education, understanding the play as an important educational tool for teachers in the classroom, since education through playful children learn with more pleasure and consequently learning will have greater meaning, and to analyze from the perspective of teachers the use of games and activities in the teaching learning process in early childhood education, and more specifically describe the importance of playfulness in this stage of education as a tool for interaction and production and knowledge; understand how educators are using the play in the classroom as an educational practice. To perform the study, we used an exploratory research methodology as a qualitative approach to obtain data concerning the practice of playfulness in the classroom. Used for data collection, a questionnaire with objective questions, aimed at five (05) active teachers in Early Childhood Education (Garden I and II) in municipal kindergartens City Cajazeiras - PB, After collected the data analyzes of the results were performed from the responses obtained in the data collection instrument itself, which allowed us to understand how educators make use of playfulness in the classroom. From the data in the study subsidized by authors such as: Almeida (2008), Carvalho (2008), Kishimoto (2007), Oliveira (2008) among others, we realize that the playful education becomes an alternative for improving the process children's learning, setting up an instrument or teaching resource capable of assisting in classrooms enabling the learner a more enjoyable way to learn.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6281-
dc.date.accessioned2019-08-28T15:48:14Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-08-28T15:48:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectJogos educativos – educação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidade – processo ensino - aprendizagempt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectEducational Games - Early Childhood Educationpt_BR
dc.subjectLudicity - teaching - learning processpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Tamíris Carvalho de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGames and games in the learning process in the early childhood education: playfulness as a pedagogical proposal.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Tamíris Carvalho de. Jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil: a ludicidade como proposta pedagógica. 2014. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAMIRIS CARVALHO DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfTamíris Carvalho de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2014.344.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.