Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6283
Title: Formação e profissionalização docente: algumas reflexões acerca do exercício da profissão.
Other Titles: Teacher training and professionalization: some reflections on the exercise of the profession.
???metadata.dc.creator???: QUARESMA, Fabrício Duarte.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
Keywords: Formação docente;Profissionalização docente;Modelos de formação;Professores;Teacher training;Teaching Professionalization;Formation Models;Teachers
Issue Date: 26-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUARESMA, Fabrício Duarte. Formação e profissionalização docente: algumas reflexões acerca do exercício da profissão. 2018. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monográfico teve por objeto de estudo a formação docente. Desse modo, tivemos como objetivo geral discutir o processo de formação e profissionalização docente, refletindo a unidade do pensar e o fazer no exercício da profissão e como objetivos específicos: refletir os paradigmas da formação homogênea e emergente, destacando suas implicações e contribuições; compreender o desenvolvimento profissional e atuação docente; Para a realização desta monografia, realizou-se inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual se buscou autores e documentos que discutem acercada formação docente nos modelos homogêneo, emergente e a profissionalização. Assim, discorremos sobre a formação docente no decorrer dos últimos anos, refletindo sobre o impacto dos modelos na formação docente; ressaltamos a profissionalização como componente essencial para a qualificação dos professores, acompanhando as transformações sociais e preparando os docentes para superação das problemáticas do cotidiano escolar. Percebemos que investir na formação se faz sempre necessário para ampliação das práticas e conhecimentos pertinentes ao trabalho dos professores. Através da pesquisa de campo buscou-se conhecer a realidade vivenciada pelos professores no tocante ao cotidiano em sala de aula. Para esse fim os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas com 3 (três) professores que atuam em uma escola de Ensino Fundamental e Médio de ensino público, da cidade de Santa Helena- PB. A pesquisa apontou as concepções sobre a formação docente nas reflexões dos estudos do trabalho realizado bem como dos entrevistados, ressaltando que esses profissionais compreendem a importância do processo de formação no decorrer da vida acadêmica como forma de qualificação e preparo para o exercício da profissão docente. Destacando a importância da profissionalização no processo de formação docente no cotidiano da profissão.
Abstract: This monographic work had as object of study the teacher formation. Thus, we had as general objective to discuss the process of teacher formation and professionalization, reflecting the unity of thinking and doing in the exercise of the profession, and as specific objectives: to reflect the paradigms of homogeneous and emergent formation, highlighting their implications and contributions; to understand professional development and teaching performance; For the accomplishment of this monograph, a bibliographic survey was carried out initially, in which we sought authors and documents that discuss about teacher formation in the homogeneous, emergent and professionalization models. Therefore, we discuss about teacher formation in recent years, reflecting on the impact of models in teacher formation; we emphasize professionalization as an essential component for the qualification of teachers, accompanying social transformations and preparing teachers to overcome the problems of daily school life. We realize that investing in formation is always necessary to expand practices and knowledge relevant to the work of teachers. Through the field research we seek to know the reality experienced by teachers in relation to everyday life in the classroom. For this purpose, the data were collected through interviews with three (3) teachers who work in a elementary and high school of public education in the city of Santa Helena-PB. The research pointed out the conceptions about teacher formation in the reflections of the studies of the work done as well as of the interviewed, and pointed out that these professionals understand the importance of the process of formation during the academic life as a form of qualification and preparation for the exercise of the teaching profession. Emphasizing the importance of professionalization in the process of teacher formation in the daily life of the profession.
Keywords: Formação docente
Profissionalização docente
Modelos de formação
Professores
Teacher training
Teaching Professionalization
Formation Models
Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6283
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABRÍCIO DUARTE QUARESMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfFabrício Duarte Quaresma. Monografia Pedagogia. CFP 2018.12.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.