Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6284
Title: O papel da extensão universitária: uma contribuição para a formação do (a) pedagogo (a) em espaços diversos.
Other Titles: The role of university extension: a contribution to the formation of the pedagogue in different spaces.
???metadata.dc.creator???: ROLIM, Francisca André dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Maria Rozilene Lopes de.
Keywords: Extensão universitária;Formação docente;Pedagogia social;University Extension;Teacher training;Social pedagogy
Issue Date: 17-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROLIM, Francisca André dos Santos. O papel da extensão universitária: uma contribuição para a formação do (a) pedagogo (a) em espaços diversos. 2019. 47f .Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como problemática apresentar os subsídios teóricos- práticos que a Extensão Universitária oferece aos participantes do Projeto da Pedagogia Social do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) campus de Cajazeiras-PB, em espaços diversos. O interesse pelo tema desta pesquisa surge a partir da experiência no Projeto da Pedagogia Social: práticas educativas em contextos, realizado no ano de 2017, sobre a coordenação da professora Dra. Maria Gerlaine Belchior Amaral, assim foram realizadas intervenções pedagógicas no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente- CCA eram atendidas 12 crianças. O Projeto foi desenvolvido por 13 Extensionistas graduandos (as) da UFCG campus Cajazeiras- PB. Compreendendo a relevância de práticas extracurriculares para a formação docente a investigação aponta como objetivo geral: Investigar o Papel da Extensão Universitária para a formação teórico- práticos dos os (as) graduandos (as) do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande campus Cajazeiras- PB, em espaços diversos. Assim, para a realização desta investigação, o procedimento metodológico adotado teve como base o estudo bibliográfico, que evidenciou a pesquisa exploratória e de campo, de natureza qualitativa, para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. A pesquisa conta com os suportes teóricos dos (as) autores (as), Freire (1983), Bardin (1997), Freire (2011), Paula (2013), Pessoa (2017), Severo (2017). Deste modo, ao fim da investigação conclui-se mediante a colaboração dos autores e das análises realizadas o papel relevante da Extensão Universitária para uma formação humanizada e preparatória para a atuação docente na sociedade. Assim, percebe-se o quanto a Extensão Universitária é um divisor de água na formação dos (as) graduandos (as), por esta desenvolver potenciais significativos permitindo que os participantes dos programas de Extensão relacionem os conhecimentos científicos adquiridos na universidade com as necessidades das comunidades, possibilitando uma reflexão sobre as teorias estudadas e reorganizando diante as necessidades observada.
Abstract: The present research highlights how problematic to reveal the theoretical-practical subsidies that the University Extension offers to the participants of the Project of the Social Pedagogy of the Course of Degree in Pedagogy of the Training Center of Teachers of the Federal University of Campina Grande (UFCG) campus of Cajazeiras- PB, in different spaces.The interest in the theme of this research arises from the experience in the Project of Social Pedagogy: educational practices in contexts, carried out in the year 2017, on the coordination of the teacher Dr. Maria Gerlaine Belchior Amaral, thus were carried out pedagogical interventions in the Care Center Child and Adolescent - CCA, 12 children were cared for. The Project was developed by 13 graduating Extensionists of the UFCG campus Cajazeiras - PB. Understanding the relevance of extracurricular practices for teacher education research aims as a general objective: To investigate the Role of University Extension for the theoretical-practical training of the undergraduate students of the Pedagogy Course of the Center for Teacher Training of the University Federal de Campina Grande Campus Cajazeiras - PB, in different spaces. Thus, for the accomplishment of this investigation, the methodological procedure adopted was based on the bibliographic study, which evidenced the exploratory and field research, of a qualitative nature, for the data collection was used the semi-structured interview. The research has the theoretical supports of Freire (1983), Bardin (1997), Freire (2011), Paula (2013), Pessoa (2017), Severo (2017). Thus, at the end of the investigation, the authors and the analyzes carried out will conclude the relevant role of the University Extension for a humanized and preparatory training for the teaching activity in society. As far as theoretical-practical subsidies are concerned, it was noticed through the research that undergraduates perform a greater assimilation on the theories studied in the classroom.
Keywords: Extensão universitária
Formação docente
Pedagogia social
University Extension
Teacher training
Social pedagogy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6284
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA ANDRÉ DOS SANTOS ROLIM. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfFrancisca André dos Santos Rolim. Monografia Pedagogia. cFP 2019. 420.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.