Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6285
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, L. K. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5440268120339502pt_BR
dc.contributor.advisor1PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.contributor.advisor1IDPIRES, Aparecida Carneiro.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5613969088897311pt_BR
dc.contributor.referee1MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.description.resumoApresentamos neste estudo uma reflexão acerca das concepções e práticas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública em Cajazeiras PB, adotando como temática central a avaliação da aprendizagem. Neste sentido, será evidenciado como se constitui as concepções das professoras acerca da avaliação da aprendizagem, problematizando sobre suas práticas avaliativas no contexto escolar. Nosso objetivo central é analisar as práticas de avaliação da aprendizagem compreendidas e materializadas por docentes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública em Cajazeiras PB. Apresenta-se como problemática: em que perspectiva os professores dos anos iniciais do ensino fundamental compreendem e praticam a avaliação no contexto de sala de aula? Teoricamente nos fundamentamos dos teóricos como: Luckesi (2018, 1977, 1992), Vasconcellos (2014), Hoffmann (2007, 2000, 1996, 1991), Esteban (2003), entre outros. Já enquanto percurso metodológico, foi realizado um levantamento bibliográfico, e pesquisa de campo de caráter qualitativo. A coleta dos dados deu-se a partir da observação sistemática e da entrevista semiestruturada, respaldadas pela análise de conteúdo de Bardin (1977), a qual busca considerar todo o contexto, ou seja, a partir das entrevistas obtidas, analisar o universo de significados no sentido de objetivar racionalidades nas falas das depoentes. Diante a pesquisa realizada, os resultados obtidos apresentam as concepções atribuídas das professoras a avaliação da aprendizagem como processos de conhecimentos adquiridos em sua formação inicial e suas vivências escolares durante a educação básica, evidenciando que suas práticas profissionais não se constituem totalmente dos seus entendimentos sobre avaliação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2019-06-19-
dc.description.abstractWe present in this study a reflection about conceptions and teachers’ practices from the initial years in an elementary public school located in Cajazeiras PB, Adopting the learning evaluation like the central theme. In this sense, it will be evident how teachers’ conceptions about the learning evaluation are constituted, problematizing about their evaluative practices in the school context. Our main objective is to analyze the learning evaluation practices understood and materialized by teachers from the initial years in an elementary public school in Cajazeiras PB. Do we present like problematic: in what perspective do teachers in the early years of elementary school understand and practice evaluation in the classroom context? Theoretically, we were supported by theorists such as Luckesi (2018, 1977, 1992), Vasconcellos (2014), Hoffmann (2007, 2000, 1996, 1991), Esteban (2003), among others. As a methodological way was made bibliographic survey and field research of qualitative character. Data collection was performed based on systematic observation and semi-structured interviews, supported by Bardin's content Analysis (1977), Which seeks to consider the whole context, that is, from the interviews obtained, analyze the universe of meanings in order to objectify rationalities attributed in the statements of the interviewees. Before research carried out, the obtained results present the attributed conceptions of the teachers to the evaluation of learning as processes of knowledge acquired in their initial formation and their school experiences during basic education, evidencing that their professional practices do not constitute totally from their understandings about evaluation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6285-
dc.date.accessioned2019-08-28T16:20:06Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-08-28T16:20:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - séries iniciaispt_BR
dc.subjectPráticas de avaliação - concepçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectConcepção e práticas avaliativas - séries iniciaispt_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.subjectElementary School - Early gradespt_BR
dc.subjectEvaluation Practices - Designpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectConception and evaluative practices - initial seriespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Laiza Kamila dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLearning assessment: conceptions and practices in the early years of elementary School.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Laiza Kamila dos Santos. Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental 2019. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAIZA KAMILA DOS SANTOS SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfLaiza Kamila dos Santos Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2019.499.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.