Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6286
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRIBEIRO, R. R. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4496607444893048pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, José Amiraldo Alves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5948365562113510pt_BR
dc.contributor.referee1NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.contributor.referee2LIRA, Rejane Maria de Araújo.-
dc.description.resumoNesta pesquisa intitulada formação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência, se buscou refletir sobre a formação e prática de professores voltadas para o ensino de alunos com deficiência na sala de aula do ensino regular, a fim de identificar as metodologias desenvolvidas pelos professores, levando em consideração que em sua maior parte, os professores necessitam de uma formação específica na área da Educação Especial. O locus da pesquisa foram quatro escolas localizadas no Município de Pombal, sendo duas da rede estadual de ensino, uma da rede municipal e uma da rede privada. O desenvolvimento da pesquisa se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de elaborar uma revisão de literatura que possibilitasse um melhor aprofundamento teórico sobre o tema trabalhado, como também uma pesquisa de campo do tipo exploratória, numa abordagem qualitativa, buscando destacar a importância da formação e da prática exercida pelo docente em salas de aulas regulares em que estão inseridos alunos com deficiência. No que se refere aos instrumentos de coletas de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada, com questões provenientes de temas previamente selecionados, por meio da qual se obteve informações importantes dos cinco professores sujeitos da pesquisa, sendo que duas professoras prestam serviços à rede estadual, uma na rede municipal e duas da rede privada, que colaboraram com os seus relatos para se alcançar os objetivos propostos neste estudo. No que diz respeito aos resultados da pesquisa, os docentes apresentaram a partir de suas falas, dificuldades e angústias para o desenvolvimento da prática pedagógica, ocasionadas pela má formação de educação especial que os mesmos receberam, além da falta de conhecimentos específicos na área da Educação Especial com a perspectiva de uma educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFormação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência.pt_BR
dc.date.issued2017-04-26-
dc.description.abstractIn this research entitled teacher training and practice aimed at students with disabilities, we sought to reflect on teacher training and practice aimed at teaching students with disabilities in the regular classroom, in order to identify the methodologies developed by teachers, taking into account that for the most part teachers need specific training in the area of special education. The locus of the research was four schools located in the Municipality of Pombal, being two of the state educational network, one of the municipal network and one of the private network. The development of the research was based on a bibliographical research, with the purpose of elaborating a literature review that would allow a better understanding of the topic studied, as well as a field research of the exploratory type, in a qualitative approach, seeking to high light the importance of Training and practice of the teacher in regular classrooms where students with disabilities are enrolled. As far as the data collection instruments were concerned, a semi-structured interview was used, with questions from previously selected topics, through which important information was obtained from the five teachers who were the subject of the research, with two teachers providing services to the state network, one in the municipal network and two in the private network, who collaborated very much with their reports to achieve the objectives proposed in this study. Regarding the results of the research, the teachers presented from two their speeches, difficulties and anguishes for the development of pedagogical practice, caused by the bad training of special education that they received, in addition to the lack of specific knowledge in the area of special education with the perspective of an inclusive education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6286-
dc.date.accessioned2019-08-28T16:22:58Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-08-28T16:22:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRIBEIRO, Romário Ruãn Monte.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeacher training and practice for students with disabilities.pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Romário Ruãn Monte. Formação e prática de professores voltadas para alunos com deficiência. 2017. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROMÁRIO RUÃN MONTE RIBEIRO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfRomário Ruãn Monte Ribeiro. Monografia Pedagogia. CFP 2017.338.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.