Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6287
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1IDJOCA, Alexandre Martins.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1522820813285364pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.referee2SOARES, Marillac Ramos.-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva refletir sobre a dimensão formativa do karatê, tomando como referência experiências dessa prática fora e dentro da escola. Para isso, analisei a influência do Karatê na formação humana, em especial, na formação das crianças no âmbito da educação infantil e observei as dimensões formativas do karatê para além da educação escolar a partir do recurso autobiográfico. Quanto à prática do karatê na escola, surgiu a indagação, de como a prática do karatê contribui para a formação humana, especialmente a formação da criança na educação infantil. Esse estudo ponderou-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo com auxílio de artigos, livros, complementado por uma pesquisa de campo numa abordagem qualitativa, no intuito de atender aos objetivos definidos nesse estudo. Com relação à coleta de dados, foi realizada a partir de um questionário, com os pais de três alunos, três professoras e a diretora escolar, tal escola localizada no município de Sousa-PB. Concluí que o karatê é uma prática que contribui no desenvolvimento humano, pois propicia disciplina e respeito. Assim, a prática desse esporte favorece a formação na vida de quem a pratica, tanto fora quanto dentro da escola, e, no caso deste estudo, à formação das crianças na educação infantil. E como contribuição tantos dos pais, como das professoras e diretora, relatam a importância da prática do karatê para as crianças da Educação Infantil em sua formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO Karatê como prática formativa: da narrativa autobiográfica aos sujeitos da escola.pt_BR
dc.date.issued2017-09-05-
dc.description.abstractThis research aims to reflect on the formative dimension of karate, taking as reference the experiences of this practice outside and within the school. To do so, I analyzed the influence of Karate in human formation, especially in the child’s development in the field of early childhood education and I observed the formative dimensions of karate in addition to school education from the autobiographical resource. Regarding the practice of karate in school, the question arose as to how this practice contributes to human formation, especially the formation of children in early childhood education. This study was based on a bibliographical research of a descriptive character with the aid of articles, books, complemented by field research in a qualitative approach, in order to meet the objectives defined in this study. Concerning the data collection, it was carried out from a questionnaire, with the parents of three students, three teachers and the school director, such school is located in the city of Sousa-PB. I concluded that karate is a practice that contributes to human development, as it provides discipline and respect. Thus, the practice of this sport favors the development of those who practice it, both outside and inside the school, and, in the case of this study, the formation of children in early childhood education. And as a contribution, many of the parents, as well as the teachers and director, report the importance of the practice of karate for the children of Early Childhood education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6287-
dc.date.accessioned2019-08-28T16:38:52Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-08-28T16:38:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectArtes marciaispt_BR
dc.subjectKaratêpt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectMartial artspt_BR
dc.subjectKaratept_BR
dc.subjectSportpt_BR
dc.subjectHuman formationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Tatiane de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeKarate as a formative practice: from autobiographical narrative to school subjects.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Tatiane de Sousa. O Karatê como prática formativa: da narrativa autobiográfica aos sujeitos da escola. 2017. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATIANE DE SOUSA RODRIGUES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfTatiane de Sousa Rodrigues. Monografia pedagogia CFP 2017.504.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.