Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6288
Title: Inclusão escolar: entre práxis e discursos, o caso CEEIGEF (Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira) Sousa- PB.
Other Titles: School inclusion: between praxis and discourses, the case CEEIGEF (Center for Special Integrated Education Geny Ferreira) Sousa-PB.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Luanna Michaelly Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTANA, Rosemere Olímpio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
Keywords: Educação inclusiva;Inclusão escolar;Praxis;Educação de pessoas com deficiência;Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira - CEEIGEF - Sousa - PB;inclusive education;School inclusion;Praxis;Education of people with disabilities;Geny Ferreira Special Integrated Education Center - CEEIGEF - Sousa - PB
Issue Date: 14-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Luanna Mickaelly Soares. Inclusão escolar: entre práxis e discursos, o caso CEEIGEF (Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira) Sousa- PB. 2019. 56 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho é discutir a inclusão escolar enquanto práxis, problematizando suas relações estabelecidas com a sociedade contemporânea. No cotidiano escolar, inclusão pressupõe um ensino articulado na heterogeneidade e nas diversidades e fundamentado nas diferenças. Buscamos assim analisar os impactos da inclusão e o tratamento que a sociedade emprega a essa questão, tomando como espaço de investigação a escola (CEEIGEF) Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira, que é uma instituição discursivamente inclusiva, localizada na cidade de Sousa-PB. A instituição tem vivenciado um trabalho diferenciado a partir da inclusão e é uma referência no sertão paraibano, espaço ainda carente na concretização de políticas públicas que ampliem o acesso e permanência de pessoas com deficiência no ambiente escolar. O trabalho é um estudo de caso e para tecer as reflexões que nortearam o mesmo, usamos como referência as perspectivas de BATALLA (2009) LOPES (2011), SANCHES (2006) entre outros pesquisadores, que possuem importantes reflexões na área de inclusão.
Abstract: The objective of this work is to discuss school inclusion as a praxis, problematizing its relations established with contemporary society. In the daily school life, inclusion presupposes a teaching articulated in heterogeneity and diversity and based on differences. We thus analyze the impacts of inclusion and the treatment that the society employs to this question, taking as research space the school CEEIGEF (Center of Special Education Integrated Geny Ferreira), which is a discursively inclusive institution, located in the city of Sousa-PB. The institution has experienced a differentiated work based on inclusion and is a reference in the backlands of Paraíba, a space still lacking in the implementation of public policies that increase the access and permanence of people with disabilities in the school environment. The work is a case study and to guide the reflections that guided the same, we use as reference the perspectives of BATALLA (2009) LOPES (2011), SANCHES (2006) among other researchers, who have important reflections in the area of inclusion.
Keywords: Educação inclusiva
Inclusão escolar
Praxis
Educação de pessoas com deficiência
Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira - CEEIGEF - Sousa - PB
inclusive education
School inclusion
Praxis
Education of people with disabilities
Geny Ferreira Special Integrated Education Center - CEEIGEF - Sousa - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6288
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANNA MICHAELLY SOARES RODRIGUES - TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA 2019.pdfLuanna Michaelly Soares Rodrigues - TCC. Licenciatura em História 2019 814.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.