Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6288
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363652061692234pt_BR
dc.contributor.referee1SANTANA, Rosemere Olímpio.
dc.contributor.referee2DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é discutir a inclusão escolar enquanto práxis, problematizando suas relações estabelecidas com a sociedade contemporânea. No cotidiano escolar, inclusão pressupõe um ensino articulado na heterogeneidade e nas diversidades e fundamentado nas diferenças. Buscamos assim analisar os impactos da inclusão e o tratamento que a sociedade emprega a essa questão, tomando como espaço de investigação a escola (CEEIGEF) Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira, que é uma instituição discursivamente inclusiva, localizada na cidade de Sousa-PB. A instituição tem vivenciado um trabalho diferenciado a partir da inclusão e é uma referência no sertão paraibano, espaço ainda carente na concretização de políticas públicas que ampliem o acesso e permanência de pessoas com deficiência no ambiente escolar. O trabalho é um estudo de caso e para tecer as reflexões que nortearam o mesmo, usamos como referência as perspectivas de BATALLA (2009) LOPES (2011), SANCHES (2006) entre outros pesquisadores, que possuem importantes reflexões na área de inclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleInclusão escolar: entre práxis e discursos, o caso CEEIGEF (Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira) Sousa- PB.pt_BR
dc.date.issued2019-06-14
dc.description.abstractThe objective of this work is to discuss school inclusion as a praxis, problematizing its relations established with contemporary society. In the daily school life, inclusion presupposes a teaching articulated in heterogeneity and diversity and based on differences. We thus analyze the impacts of inclusion and the treatment that the society employs to this question, taking as research space the school CEEIGEF (Center of Special Education Integrated Geny Ferreira), which is a discursively inclusive institution, located in the city of Sousa-PB. The institution has experienced a differentiated work based on inclusion and is a reference in the backlands of Paraíba, a space still lacking in the implementation of public policies that increase the access and permanence of people with disabilities in the school environment. The work is a case study and to guide the reflections that guided the same, we use as reference the perspectives of BATALLA (2009) LOPES (2011), SANCHES (2006) among other researchers, who have important reflections in the area of inclusion.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6288
dc.date.accessioned2019-08-28T16:41:23Z
dc.date.available2019-08-28
dc.date.available2019-08-28T16:41:23Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPraxispt_BR
dc.subjectEducação de pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectCentro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira - CEEIGEF - Sousa - PBpt_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectPraxispt_BR
dc.subjectEducation of people with disabilitiespt_BR
dc.subjectGeny Ferreira Special Integrated Education Center - CEEIGEF - Sousa - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Luanna Michaelly Soares.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool inclusion: between praxis and discourses, the case CEEIGEF (Center for Special Integrated Education Geny Ferreira) Sousa-PB.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Luanna Mickaelly Soares. Inclusão escolar: entre práxis e discursos, o caso CEEIGEF (Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira) Sousa- PB. 2019. 56 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANNA MICHAELLY SOARES RODRIGUES - TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA 2019.pdfLuanna Michaelly Soares Rodrigues - TCC. Licenciatura em História 2019 814.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.