Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6290
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274801533745465pt_BR
dc.contributor.referee1CUNHA, Fernando Antonio Portela da.
dc.contributor.referee2SANTOS, Maria Alcantara dos.
dc.description.resumoO estudo buscou realizar uma pesquisa com estrutura exploratória e de campo, tendo como foco à formação docente do curso de licenciatura em química, onde se buscou analisar os principais entraves e desafios vivenciados durante o curso e no ato do exercício do magistério. A pesquisa buscou compreender, os entraves e perspectivas da formação docente no curso de licenciatura em química e as possíveis interferências na formação docente. A mesma teve como publico alvo, os docentes do curso de licenciatura em química do CFP, onde a pesquisa se dividiu entre três publico chave. Primeiramente, os alunos que ingressarão mais recente no curso de química, ou seja, os alunos que estão atualmente no segundo semestre. Além disso, os discentes que estão próximos a concluir o curso, onde procurou analisar os possíveis entraves ocorridos no percurso de inicio ate conclusão do curso escolhido. E por fim, os docentes formados no centro de formação de professores (CFP), onde se questionou, os principais desafios vivenciados no ato da docência. Desse modo, obteve como resultados que o mesmo necessita de certas mudanças na sua grade curricular, como a ampliação no número de estágios supervisionados e supostamente a redução de disciplinas oriundas das ciências exatas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleA formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes.pt_BR
dc.date.issued2018-12-19
dc.description.abstractThe study sought to carry out a research with an exploratory and field structure, focusing on the teaching of the undergraduate course in chemistry, where it was sought to analyze the main obstacles and challenges experienced during the course and in the exercise of the teaching profession. The research sought to understand the obstacles and perspectives of teacher education in the degree course in chemistry and possible interferences in teacher training. The same had as target audience, the professors of the licenciatura course in chemistry of the CFP, where the research was divided between three key public. First, the students who will enter the latest chemistry course, ie the students who are currently in the second semester. In addition, the students who are close to completing the course, where he tried to analyze the possible obstacles that occurred in the beginning course until completion of the chosen course. Finally, the teachers trained at the Center for Teacher Training (CFP), where they questioned, the main challenges experienced in the act of teaching. In this way, it obtained as results that it needs certain changes in its curriculum, like the increase in the number of supervised stages and supposedly the reduction of disciplines from the exact sciences.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6290
dc.date.accessioned2019-08-28T17:06:41Z
dc.date.available2019-08-28
dc.date.available2019-08-28T17:06:41Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProfessor-formação profissional - químicapt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectLicenciatura em químicapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectVocational Teacher Training - Chemistrypt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectChemistry Teachingpt_BR
dc.subjectChemistry Graduationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Saniel Ferreira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teacher education in chemistry at CFP/UFCG in the perception of students.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Saniel Ferreia. A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File SizeFormat 
SANIEL FERREIRA RODRIGUES. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA. 2018.pdf582.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.