Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6292
Title: Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos.
Other Titles: Conception of high school students regarding the conscious use of water resources.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Andressa da Costa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALENCAR, Rosana Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Wilza Carla Moreira.
Keywords: Recursos hídricos;Conscientização;Preservação;Uso da água;Water Resources;Awareness;Preservation;Water Use
Issue Date: 16-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Andressa da Costa. Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O crescimento populacional e o desenvolvimento industrial tem comprometido a qualidade da água disponível para consumo humano e a maioria da população desconhece ou ignora a sua influência e responsabilidade no processo de poluição dos recursos hídricos. Baseado nessas informações o presente estudo foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Cajazeiras-PB com 25 alunos da 3ª série do Ensino Médio e teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos alunos envolvidos na pesquisa sobre a importância do uso consciente e conservação dos recursos hídricos. Teve como metodologia a coleta de dados mediante aplicação de questionários pré- teste e pós-teste junto aos alunos e apresentação de palestra referente ao uso consciente dos recursos hídricos. Os dados obtidos com o pré-teste e pós-teste mostraram uma mudança de postura dos alunos no período anterior e posterior a intervenção quanto ao tema trabalhado ressaltando a sua importância. Os resultados apontam para a importância da utilização de metodologias diferenciadas voltadas para temas ligados ao cotidiano do aluno que valorizam uma melhor participação do mesmo no processo ensino-aprendizagem.
Abstract: Population growth and industrial development have compromised quality of water available for human consumption and most of the population is unaware or unaware of their influence and responsibility in water pollution process. Based on this information the The present study was developed in a state school in the municipality of Cajazeiras-PB with 25 students from the 3rd grade of high school and aimed to evaluate the level of knowledge of the students involved in research on the importance of conscious use and conservation of water resources. Had As a methodology, data collection through the application of pre- test and post-test with students and lecture presentation regarding the use aware of water resources. The data obtained with the pretest and posttest showed a change of attitude of the students in the previous and subsequent period the intervention on the theme worked emphasizing its importance. The results point to the importance of using methodologies focused on topics related to the student's daily life that value better participation in the teaching-learning process.
Keywords: Recursos hídricos
Conscientização
Preservação
Uso da água
Water Resources
Awareness
Preservation
Water Use
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6292
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRESSA DA COSTA RODRIGUES. TCC. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2018.pdfAndressa da Costa Rodrigues. TCC. Licenciatura em Ciências Biológicas. 2018.833.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.