Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6294
Title: Plano de negócios como um instrumento estratégico para o empreendedorismo no e-commerce: um estudo de caso da empresa Maná.
Other Titles: Business plan as a strategic instrument for entrepreneurship in e-commerce: a case study from company Maná.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Natália Di Pace.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MOREIRA, Vinícius Farias.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTI, Elmano Pontes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MACIEL, Helltonn Winicius Patrício.
Keywords: Empreendedorismo;Estratégia;Planejamento;Entrepreneurship;Strategy;Planning;E-Commerce
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Natália Di Pace. Plano de negócios como um instrumento estratégico para o empreendedorismo no e-commerce: um estudo de caso da empresa Maná. 2013. 90f. (Trabalho de Conclusão de Curso -Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6294
???metadata.dc.description.resumo???: A ciência da administração de empresas compreende vários campos, porém um em especial vem desencadeando maior crescimento e colaboração para com o desenvolvimento de uma nação e da sua economia como um todo, é o fenômeno do empreendedorismo, o qual teve seu crescimento a partir dos anos 80. Entende-se que existem variáveis as quais influenciam diretamente a atividade de empreender, como a capacidade do individuo empreendedor e as ferramentas disponíveis no mercado, mas, uma atividade é imprescindível para o êxito dessa ação, o planejamento estratégico, realizado por meio de um plano de negócios. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral o desenvolvimento de um plano de negócios para a empresa Maná com o intuito de propiciar a inserção da mesma de forma planejada e coordenada no e-commerce, contemplando como objetivos específicos a apresentação de caminhos para que a empresa Maná se posicione no mercado eletrônico; a definição das modalidades de venda e relacionamento com clientes; bem como a definição das estratégias promocionais e da política de marketing e produção fast fashion. Desta forma, a pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa, delineada quanto aos fins como pesquisa aplicada e descritiva e quanto aos meios como um estudo de caso, uma vez que buscou descrever as atividades da empresa Maná e desenvolver um planejamento para a mesma. O resultado é a elaboração de um plano de negócios, o qual demonstra como a empresa poderá agir e gerir a entrada na plataforma e-commerce. Ao final do estudo fica evidente a importância desse plano para a empresa se aprimorar e poder evoluir, como também ficam demonstradas os pontos fracos e fortes e as oportunidades e ameaças encontradas na avaliação estratégica. Observa-se que a empresa ainda tem muito a crescer, pois tem apenas oito meses de história e já conta com uma moderna forma de negociação e com uma cartela de clientes composta por diferentes perfis, abrangendo diferentes regiões do Brasil.
Abstract: The science of business administration comprises various fields, but one in particular has promoted greater growth and collaboration for the development of a nation and its economy as a whole, is the phenomenon of entrepreneurship, which had its growth from the years 80. It is understood that there variables that directly influence the activity undertaken, such as the ability of the individual entrepreneur and the tools available in the market, but activity is essential for the success of this action, strategic planning, accomplished through a plan business. Accordingly, the present study have how objective to the development of a business plan for the company with the Maná order to encourage the inclusion of the same in a planned and coordinated in e-commerce, covering specific objectives of presenting ways for Maná is the company position in the electronic market, the definition of the terms of sale and customer relationships, as well as the definition of promotional strategies and marketing policy and fast fashion production. Thus, the survey was conducted with a qualitative approach, outlined as to the purposes and descriptive as applied research and the means as a case study, as it sought to describe the activities of the company Maná and develop a plan for the same. The result is your own business plan which demonstrates how the company should operate and manage the entry into e-commerce platform. At the end of the study is the importance of this plan for the company to improve and to expand, as are also demonstrated the strengths and weaknesses and the opportunities and threats found in the strategic assessment. It is noted that the company still has much to grow as it has only eight months of history and now has a modern form of trading and a palette of customers comprising different profiles covering different regions of Brazil.
Keywords: Empreendedorismo
Estratégia
Planejamento
Entrepreneurship
Strategy
Planning
E-Commerce
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6294
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATÁLIA DI PACE GOMES- TCC MONOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO CH 2013.pdfNatália Di Pace Gomes - TCC Monografia Administração CH 2013. 4.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.