Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6299
Title: Contribuições dos estudantes de pedagogia no processo de humanização sob a visão da governança do Hospital Universitário Júlio Bandeira.
Other Titles: Contributions of pedagogy students in the process of humanization under the governance vision of the University Hospital Júlio Bandeira.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Linete Cezário de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACHADO, Viviane Guidotti.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Belijane Marques.
Keywords: Pedagogia hospitalar;Estudantes de pedagogia;Humanização hospitalar;Pedagogia - ambiente hospitalar;Pedagogo;Hospital pedagogy;Pedagogy students;Hospital humanization;Padagogy - hospital environment;Pedagogue
Issue Date: 25-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Linete Cezário de.Contribuições dos estudantes de pedagogia no processo de humanização sob a visão da governança do Hospital Universitário Júlio Bandeira. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da atuação dos estudantes em formação do curso de Pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira situado na cidade de Cajazeiras-PB. O problema que norteou essa pesquisa buscou compreender qual a visão que os profissionais que compõem a equipe do hospital, em especial os gestores, possuem a respeito da prática dos estudantes de Pedagogia para a humanização hospitalar. Desta forma, essa monografia tem como objetivo geral compreender a atuação dos estudantes do Curso de Pedagogia no processo de humanização sob a visão da Governança do Hospital Universitário Júlio Bandeira e, como objetivos específicos, Analisar a importância da participação de futuros pedagogos no ambiente hospitalar, Refletir acerca da compreensão da Governança do Hospital Universitário Júlio Bandeira a respeito do termo humanização através das ações desenvolvidas pelos estudantes do curso de Pedagogia, Relatar as atividades pedagógicas desenvolvidas pelos estudantes de Pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira para viabilizar a aprendizagem do paciente hospitalizado. Nesta investigação optou-se por uma abordagem qualitativa, Ludke e André (1986), pesquisa de campo para a produção de dados por meio de acompanhamento e entrevistas com os representantes dos respectivos setores de gerenciamento da unidade hospitalar. Autores como Esteves (2008), Peters (2015), Lopes (2010), Wolf (2007), entre outros, também trazem suas contribuições e problematizações para se pensar neste campo de atuação do pedagogo. Quanto aos resultados, as informações apresentadas nesse estudo em função da atuação dos estudantes de Pedagogia no HUJB, demonstram a importância do trabalho desenvolvido por esses estudantes para a continuação dos estudos com crianças e adolescentes em condição de internação, para a adaptação da criança e adolescente no cotidiano hospitalar e, para a humanização do ambiente.
Abstract: This work presents a reflection on the performance of the students in the Pedagogy course at the Júlio Bandeira University Hospital located in the city of Cajazeiras-PB. The problem that guided this research sought to understand the vision that the professionals who make up the hospital staff, especially the managers, have about the practice of students of Pedagogy for humanization in hospital. In this way, this monograph aims to understand the performance of the students of the Pedagogy Course in the process of humanization under the Governance Vision of the Hospital Universitário Júlio Bandeira and, as specific objectives, To analyze the importance of the participation of future pedagogues in the hospital environment, Reflect on the understanding of the Governance of the Hospital Universitário Júlio Bandeira regarding the term humanization through the actions developed by the students of the Pedagogy course, Report the pedagogical activities developed by the students of Pedagogy at the Hospital Universitário Júlio Bandeira to enable the learning of hospitalized patients. In this research we chose a qualitative approach, Ludke and André (1986), field research for the production of data by means of follow-up and interviews with representatives of the respective hospital unit management sectors. Authors such as Esteves (2008), Peters (2015), Lopes (2010), Wolf (2007), among others, also bring their contributions and problematizations to think about this field of action of the pedagogue. Regarding the results, the information presented in this study as a function of the performance of Pedagogy students in the HUJB, demonstrate the importance of the work developed by these students for the continuation of studies with children and adolescents in hospitalization condition, for the adaptation of the child and adolescent in the daily hospital and for the humanization of the environment.
Keywords: Pedagogia hospitalar
Estudantes de pedagogia
Humanização hospitalar
Pedagogia - ambiente hospitalar
Pedagogo
Hospital pedagogy
Pedagogy students
Hospital humanization
Padagogy - hospital environment
Pedagogue
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6299
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LINETE CEZÁRIO DE BRITO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfLinete Cezário de Brito. Monografia Pedagogia. CFP 2019.505.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.