Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/630
Title: Revista p’ra você: uma história das seduções do moderno no Recife do ano 1930.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Ewennye Rhoze Augusto.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARANHA, Gervácio Batista.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Giuseppe R. Ponce Leon de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOARES JUNIOR, Azemar dos Santos.
Keywords: Modernidade;Moda;Cinema;Modernidade - Recife (1930)
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, E. R. A. Revista pra você: uma história das seduções do moderno no Recife do ano 1930. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/630
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação tem como pressuposto esmiuçar o imagético da Revista Semanal Ilustrada P’ra Você, oriunda da cidade de Recife – PE no ano de 1930. Este periódico emergiu na “Paris Nordestina”, tomando como ponto de partida a abordagem de três questões vinculadas ao cotidiano nos tempos modernos: o viver na urbe recifense no ano já mencionado, o vestir-se nessa mesma cidade assim como o a experimentação do lazer através do cinema. Escrita por homens e publicada para mulheres, P’ra Você é referência na imprensa recifense até dias atuais, seja pelo seu corpo editorial de peso, tal qual Sergio Buarque de Holanda, ou seja pela estética, desenvolvida nas primeiras edições por Lula Cardoso. Estabelecemos como objetivo principal enxergar como na cidade já mencionada, na década de 1930, a Revista P’ra Você projetou a representação de indivíduo moderno através de aspectos culturais multifacetados da urbe. Para sua funcionalidade e efetivação, tal objetivo precisa atender a certos objetivos específicos, quais sejam: a) Observar e analisar a construção da identidade do indivíduo “moderno” através dos dizeres presentes na revista, tais como colunas de moda, crônicas, prosas e poesias, e das imagens intrínsecas aos textos escritos na mesma; b) Problematizar o uso dos objetos tidos como “modernos”, no período já mencionado; c) Avaliar e compreender como os signos do moderno modificaram o cotidiano e os costumes da cidade já mencionada no ano de 1930. Como referencial teórico metodológico adotamos o conceito de Representação desenvolvido por Roger Chartier e o paradigma indiciário do italiano Carlo Guinzburg. Manteremo-nos, por assim dizer, num constante embate entre o moderno e o tradicional, persistindo em tratar das peculiaridades nos discursos emitidos no periódico e as imagens vinculadas a estes. Acreditamos que esta pesquisa foi de fundamental relevância para desvendar o emaranhado de realidades da urbe recifense, já que transitamos entre sonhos, medos, esperanças e decepções dos viventes pernambucanos do início deste século, conseguindo traduzir todas estas afluências para o corpo deste texto. Deste modo, concluímos que a Revista P’ra Você é um objeto rico e amplo, coberto por complexas dualidades, detalhes e representações que são fundamentais para o entendimento construído nesta dissertação a Respeito de seus leitores e leitoras.
Abstract: This dissertation is supposed to analyze the images of the Weekly Illustrated P'ra Você magazine, from the city of Recife - PE in the year 1930. This journal emerged in the "Paris Nordestina", taking as a starting point the approach of three linked issues to the daily life in modern times: living in the city of Recife in the year already mentioned, dressing in that same city as well as the experimentation of leisure through the cinema. Written by men and published for women, P'ra You are a reference in the Recife press until today, or by its editorial body of weight, such as Sergio Buarque de Holanda, or for aesthetics, developed in the first editions by Lula Cardoso. We established as a main objective to see how the P'ra Magazine in the city of 1930 mentioned the representation of the modern individual through the multifaceted cultural aspects of the city. For its functionality and effectiveness, this objective must meet certain specific objectives, namely: a) Observe and analyze the construction of the identity of the "modern" individual through the words present in the magazine, such as fashion columns, chronicles, prose and poetry , and the images intrinsic to the texts written in it; b) To problematize the use of objects considered as "modern" in the period already mentioned; c) To evaluate and to understand how the signs of the modern modified the daily life and customs of the city already mentioned in the year of 1930. As a theoretical and methodological reference, we adopt the concept of Representation developed by Roger Chartier and the indicative paradigm of the Italian Carlo Guinzburg. We will remain, so to speak, in a constant clash between the modern and the traditional, persisting in dealing with the peculiarities in the speeches emitted in the periodical and the images linked to them. We believe that this research was of fundamental relevance to unravel the tangle of realities of the city of Recife, since we passed through the dreams, fears, hopes and disappointments of the living Pernambucans of the beginning of this century, managing to translate all these flows into the body of this text. In this way, we conclude that P'ra Magazine You are a rich and broad object, covered by complex dualities, details and representations that are fundamental to the understanding built on this dissertation in respect of its readers.
Keywords: Modernidade
Moda
Cinema
Modernidade - Recife (1930)
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/630
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EWENNYE RHOZE AUGUSTO LIMA – DISSERTAÇÃO PPGH CH 2017.pdfEwennye Rhoze Augusto Lima - Dissertação PPGH CH 20172.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.