Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6302
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLAURENTINO, S.B.B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9807937615401008pt_BR
dc.contributor.advisor1MOREIRA, Vinícius Farias.-
dc.contributor.advisor1IDMOREIRA, V.F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3481559213937969pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Darcon.-
dc.contributor.referee1IDSOUSA, D.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5848730942873666pt_BR
dc.contributor.referee2BANDEIRA, Lucilene Klenia Rodrigues.-
dc.contributor.referee2IDBANDEIRA, L.K.R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0287372115692478pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como finalidade analisar os aspectos sensoriais e seu impacto na experiência de consumo em uma doçaria e restaurante de classe média alta em Campina Grande – PB. Os objetivos específicos buscaram identificar como os consumidores avaliam os produtos e a experiência nos contextos físico e relacional, identificar os estímulos sensoriais ligados ao consumo no ambiente da loja, descobrir se há uma consciência do marketing sensorial como ferramenta estratégica por parte dos proprietários do estabelecimento e identificar se o cliente percebe diferenciação do restaurante e por qual motivo. Assim, a fundamentação teórica abordou tópicos a respeito do consumo na modernidade e pós-modernidade, experiência de consumo, atmosfera de loja e marketing sensorial. Para atingir os objetivos citados, realizou-se um estudo qualitativo-quantitativo de natureza descritiva, via entrevista semiestruturada com os sócio proprietários e questionário quali quanti aplicado in loco com amostra de 200 consumidores. Os resultados obtidos revelaram que o restaurante apresenta os estímulos sensoriais, mas que a manipulação dos mesmos é feita de maneira empírica com base no bom senso dos proprietários. Constatou-se também que os aspectos do ambiente de loja exercem influência na experiência, principalmente com os sentidos paladar, visão e tato. Os dois sentidos que menos são manipulados positivamente são olfato e audição. Além disso, percebeu-se que as maiores características de diferenciação percebidas pelos clientes foram a qualidade da comida e o ambiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleMarketing sensorial: um estudo de caso sobre a experiência de consumo na La Suissa.pt_BR
dc.date.issued2013-05-02-
dc.description.abstractThe present paper aimed to analyze the sensory aspects and their impact on consumer experience in a restaurant and confectionery of upper middle class in Campina Grande - PB. The specific objectives were to identify how consumers evaluate products and experience in physical and relational contexts, identify sensory stimuli in the environment linked to the consumption in the store, find out if there is an awareness of sensory marketing as a strategic tool by the owners of the business and identify if the costumers perceive a differentiation in the restaurant and for what reason. Thus, the theoretical topics mentioned the consumption in modern and post-modern eras, consumer experience, atmospherics and sensory marketing. To achieve the objectives mentioned, there was a qualitative-quantitative study in descriptive nature, through semi-structured interviews with owners and quali quanti questionnaire applied in loco with a sample of 200 consumers. The results revealed that the restaurant presents the sensory stimuli, but the manipulation is totally done based on the taste e sense of the owners. It was also found that aspects of the store environment influence the experience, especially with the senses taste, sight and touch. The two senses less positively handled were smell and hearing. Furthermore, it was realized that the greatest differentiation characteristics perceived by the customers were the quality of food and the environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6302-
dc.date.accessioned2019-08-28T18:30:26Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-08-28T18:30:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMarketing sensorialpt_BR
dc.subjectAtmosfera de lojapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectSensory marketingpt_BR
dc.subjectAtmosphericspt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLAURENTINO, Samuely Bezerra Barbosa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSensory marketing: a case study on consumer experience at La Suissa.pt_BR
dc.identifier.citationLAURENTINO, Samuely Bezerra Barbosa. Marketing sensorial: um estudo de caso sobre a experiência de consumo na La Suissa. 2013. 82f. (Trabalho de Conclusão de Curso -Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6302pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMUELY BEZERRA BARBOSA LAURENTINO - TCC MONOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO CH 2013.pdfSamuely Bezerra Barbosa Laurentino - Relatório de Estágio Administração CH 20132.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.