Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6305
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSISTÊLOS, A. J. C. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0182388860714705pt_BR
dc.contributor.advisor1SCHIEL, Ulrich.-
dc.contributor.advisor1IDSCHIEL, U.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2971250918247087pt_BR
dc.contributor.advisor2HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, Arturo.-
dc.contributor.advisor2WYMAN, Richard.-
dc.contributor.advisor2IDHERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, A.-
dc.contributor.advisor2IDWYLMAN, R.-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485667581908849-
dc.contributor.referee1COSTA, Evandro de Barros.-
dc.contributor.referee2COSTA, Fábio Paraguaçu Duarte da.-
dc.description.resumoA insatisfação com os testes padronizados e tao antiga quanto eles próprios. Seria necessário complementar o teste padronizado, para que este pudesse acompanhar a capacidade do aluno em executor e produzir, e não somente restringir-se a medir respostas imediatas. Como resultado desta procura, tem surgido a avaliação autêntica através de portfolios. Um Portfolio e uma pasta que mantem evidencias da habilidade individual, ideias, interesses, e acompanhamentos de um estudante no tempo. Ele pode ser representado por um classificador preenchido com papeis selecionados, ou documentos eletrônicos que armazenam informações selecionadas dos estudantes. Um portfolio e uma evidência tangível de um largo campo de conhecimento. disposições e habilidades que se processam quando do crescimento profissional/educacional. Devido a grande quantidade de informações geradas pelo método portfolio, bem como a necessidade de seu eficiente manuseio e adequado tratamento, aliado as características temporais e ativas de tais informações, o desenvolvimento e disponibilidade do POETA (Portfolio Eletrônico Temporal e Ativo) utilizando um Banco de Dados com características temporais e ativas, ira atender os anseios dos educadores que veem no método um poderoso mecanismo de ensino/aprendizagem, mas sentem-se tolhidos pela necessidade de gerir manualmente as pastas de seus alunos (portfolios). O POETA e um ambiente interativo, onde professor e aluno estabelecem um diálogo cooperativo, envolvente e construtivo. O ambiente ainda permite o armazenamento e a recuperação da informação na forma de histórico, incentivando os atores a troca de experiencias dentro de um conhecimento especifico ou amplo. Encontramos também o POETA, através dos módulos autentico, cooperativo e histórico de conhecimento. apoiando o Modelo de Enriquecimento Triádico do Professor Joseph Renzulli, o qual destaca o papel fundamental da criatividade em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação-
dc.titleUm ambiente computacional de apoio ao método de avaliação autêntica: projeto POETA (Portfolio Eletrônico Temporal e Ativo).pt_BR
dc.date.issued1999-05-06-
dc.description.abstractInsatisfaction with standardized testing in education is as old as testing itself. In order to complement existing standardized tests with a more accurate picture of true learning, some have suggested that another form of evaluation should accompany, giving students an opportunity to execute and produce. Learners would be evaluated on their true capacity, and not be restricted to mere measurement of immediate responses. As a result of this search, authentic evaluation through the use of portfolios has arisen. A portfolio is a file that shows evidence of the individual abilities, ideas, interests, and accomplishments of a student over a period of time. It can be represented by either a box or file full of selected papers, or electronic documents that contain selected information about the student. A portfolio is tangible evidence of a large field of knowledge, abilities and skills that are processed throughout professional and educational growth. Due to the large quantity of information generated by the Portfolio Method of Evaluation, as well as the need for efficient handling and proper artifact management, aligned with the temporal and active characteristics of such information, the development and availability of the POETA (Temporal and Active Electronic Portfolio) using a temporal and active data base meets the needs of today's educators. These visionary educators see portfolios as a powerful mechanism for teaching and learning, but feel frustrated by the need to manually deal with the many files or portfolios of their students. The Electronic Portfolio is an interactive environment where teacher and student establish a cooperative, involving and constructive dialogue. The environment still permits the storage and recuperation of the information in the form of a historic file, incentivating the role-players to exchange experiences within a specific or general area of knowledge. Also we find that Electronic Portfolio supports Professor Joseph Renzulli's Model for Triadic Enrichment by way i f its authentic, cooperative and historic modules of knowledge, which stand out as the fundamental role for creativity in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6305-
dc.date.accessioned2019-08-28T19:55:32Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-08-28T19:55:32Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectBanco de Dados Temporais-
dc.subjectBanco de Dados Ativos-
dc.subjectAvaliação Autêntica-
dc.subjectConstrutivismo-
dc.subjectSuperdotação-
dc.subjectPortfolio-
dc.subjectJean Piaget-
dc.subjectLev Semenovich Vygotsky-
dc.subjectModelo de Enriquecimento Triádico de Joseph Renzulli-
dc.subjectTime Databases-
dc.subjectActive Databases-
dc.subjectAuthentic Evaluation-
dc.subjectConstructivism-
dc.subjectGiftedness-
dc.subjectJoseph Renzulli's Triadic Enrichment Model-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSISTÊLOS, Antonio José Cané Martins.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA computational environment supporting the authentic assessment method: Project POETA (Active and Temporal Electronic Portfolio).pt_BR
dc.identifier.citationSISTÊLOS, Antônio José Cané Martins. Um ambiente computacional de apoio ao método de avaliação autêntica: projeto POETA (Portfolio Eletrônico Temporal e Ativo). 1999. 141f. (Dissertação) Mestrado em Ciência da Computação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1999. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6305pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTÔNIO JOSÉ CANÉ MARTINS SISTÊLOS - DISSERTAÇÃO PPGCC 1999.pdfAntônio José Cané Martins Sistêlos - Dissertação PPGCC 1999.16.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.