Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6312
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCABRAL, G.S.S.pt_BR
dc.contributor.advisor1VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.-
dc.contributor.advisor1IDVASCONCELOS, A.C.F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6492366302935662pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Hildegardes Santos de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, H.S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8684527627469710pt_BR
dc.contributor.referee2FERNANDES, Maria Aldano de França.-
dc.contributor.referee2IDFERNANDES, M.A.F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5972425946014394pt_BR
dc.description.resumoCom a concorrência acirrada no mercado, as organizações buscam se destacar de forma a oferecer alguma vantagem ao cliente gerando valor aos seus produtos. Nesse contexto o conhecimento se torna o principal recurso das organizações, sendo também um grande desafio gerenciá-lo por dar diretrizes as empresas a alcançarem seus objetivos. Assim sendo, esse trabalho tem como objetivo diagnosticar como o Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM/PB cria, mantém e dispõe de uma reserva de conhecimento estratégico capaz de gerar valor, verificado a partir da utilização do modelo Diagnóstico de Gestão do Conhecimento, proposto por Bukowitz e Williams (2002).As autoras desse modelo dividiram-no em sete seções (Obtenha, Utilize, Aprenda, Contribua, Avalie, Construa/Sustente, Despoje), das quais quatro seções fazem parte do processo de conhecimento tácito e as três últimas correspondem ao conhecimento estratégico. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários a todos os servidores e terceirizados do órgão. A pesquisa foi desenvolvida na forma de estudo de caso descritivo com uma abordagem quantitativa. De acordo com análise dos dados se percebe que há uma carência do conhecimento estratégico, sendo utilizado apenas o tático, que é se configura como o conhecimento gerado no dia a dia sem que haja uma preocupação na formação de tal recurso. O conhecimento utilizado na organização é um mérito individual sem intervenções ou motivações da gestão. Então, os resultados demonstram a necessidade de uma implantação da Gestão do Conhecimento visando uma criação estratégica do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleDiagnóstico de gestão do conhecimento: um estudo no departamento nacional de produção mineral da Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractWith stiff competition in the market, organizations are seeking to stand out in order to provide some advantage to the client generating value to their products. In this context the knowledge becomes the main resource of organizations, as well as a great challenge to manage it for giving guidelines for companies to achieve their goals. Therefore, this study aims to diagnose as the National Department of Mineral production-DNPM/PB creates, maintains and offers a strategic knowledge reserve able to generate value, verified from the use of the Diagnostic model of knowledge management, proposed by Bukowitz and Williams (2002).The authors of this model divided in seven sections (Get, Use, Learn, Contribute, Evaluate, Build/Prop, Deprive), of which four sections are part of the process of tacit knowledge and the last three correspond to strategic knowledge. The methodology used was based on bibliographical research and application of questionnaires to all servers and outsourced. The survey was developed in the form of descriptive case study with a quantitative approach. According to analysis of data if realizes that there is a lack of strategic knowledge, being used only the tactical, which is configured as the knowledge generated on a daily basis without a worry in the formation of such a feature. The knowledge used in the organization is an individual merit without assistance or management reasons. Then, the results show the need for a deployment of knowledge management to a strategic knowledge creation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6312-
dc.date.accessioned2019-08-28T22:25:42Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-08-28T22:25:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectDepartamento nacional de produção mineralpt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectDiagnosispt_BR
dc.subjectThe National Department of Mineral productionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCABRAL, Giselle de Santos Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge management diagnosis: a study in the national department of mineral production of Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationCABRAL, Giselle de Santos Sousa. Diagnóstico de gestão do conhecimento: um estudo no departamento nacional de produção mineral da Paraíba 2013. 76f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6312pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GISELLE DE SOUSA SANTOS CABRAL- RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2013.pdfGiselle de Santos Sousa Cabral - Relatório de Estágio Administração CH 2013710.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.