Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6316
Title: O ensino com pesquisa: um diagnóstico das concepções e práticas adotadas por professores em escolas públicas da cidade de Barra de Santa Rosa - PB.
Other Titles: Teaching with research: a diagnosis of conceptions and practices adopted by teachers in public schools in the city of Barra de Santa Rosa - PB.
Enseñanza con investigación: un diagnóstico de los conceptos y prácticas adoptadas por los docentes de las escuelas públicas de la ciudad de Barra de Santa Rosa - PB.
???metadata.dc.creator???: NUNES, Denilson de Maria.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, José Carlos Oliveira
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: SILVA, Thiago Pereira da
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Paulo Sérgio Gomes da.
Keywords: Ensino de química;Pesquisa em ensino de química;Formação de professores;Enseñanza de la química;Investigación en Enseñanza de la Química;Formación de profesores
Issue Date: 15-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NUNES, Denilson de Maria.O ensino com pesquisa: um diagnóstico das concepções e práticas adotadas por professores em escolas públicas da cidade de Barra de Santa Rosa. 2018. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa em educação em Química se apresenta como uma área estratégica que se materializou no Brasil, apresentando importantes estudos que têm colaborado de maneira relevante nos processos de formação de professores, de discussão e criação de políticas públicas e na construção de propostas educacionais para a escola do ensino básico. Neste contexto, entende-se que o professor deve envolver-se ativamente, questionando a realidade da sala de aula e o seu próprio conhecimento, propondo ações para obter respostas às suas perguntas de modo a reconstruir os seus argumentos, e comunicando as novas percepções e entendimentos com vistas à melhoria das práticas de ensino de química dentro do espaço escolar. Diante destas questões, esta pesquisa tem como objetivo diagnosticar se os professores de química do município de Barra de Santa Rosa-PB têm utilizado a pesquisa em educação, dentro da sua prática docente. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. O público alvo desta pesquisa foram três professores de química. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário subjetivo, contendo seis questões. Os dados foram categorizados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, foi possível perceber que todos professores atribuíram importância a pesquisa em educação. No entanto, alguns sentiram dificuldades em expressar de forma mais aprofundada, a importância da pesquisa em sua prática docente. No que se refere à definição do conceito de professor de química pesquisador reflexivo, percebeu-se que todos os sujeitos apresentaram concepções superficiais, além disso, foi possível observar que eles não têm utilizado a pesquisa dentro de sua prática em sala de aula, o que evidencia a necessidade de que esta discussão seja ampliada nos espaços de formação inicial e continuada.
Abstract: The research in Chemistry education presents itself as a strategic area that materialized in Brazil, presenting important studies that have collaborated in a relevant way in the processes of teacher training, discussion and creation of public policies and in the construction of educational proposals for the school of basic education. In this context, it is understood that the teacher should be actively involved, questioning the reality of the classroom and his own knowledge, proposing actions to obtain answers to his questions in order to reconstruct his arguments, and communicating the new perceptions and understandings with a view to improving the teaching practices of Chemistry within the school space. In view of these issues, this research aims to diagnose if the chemistry teachers of the Municipality of Barra de Santa Rosa-PB have used research in education, within their teaching practice. This is a case study of a qualitative nature. The target audience were three chemistry teachers. As an instrument of data collection, a subjective questionnaire ware applied, containing six questions. The data were categorized from the Bardin content analysis. As results, it was possible to perceive that all teachers attributed importance to research in education. However, some felt it difficult to express in more depth the importance of research in their teaching practice. Regarding the definition of the concept of reflective research chemistry teacher, it ware noticed that all subjects presented superficial conceptions, in addition, it was possible to observe that they have not used the research within their practice in the classroom, which highlights the need for this discussion to be expanded in the initial and continuing training spaces.
???metadata.dc.description.resumen???: La investigación en educación Química se presenta como un área estratégica que se ha materializado en Brasil, presentando importantes estudios que han colaborado de manera relevante en los procesos de formación de profesores, discusión y creación de políticas públicas y en la construcción de propuestas educativas para la escuela. de educación básica. En este contexto, se entiende que el docente debe involucrarse activamente, cuestionando la realidad del aula y su propio conocimiento, proponiendo acciones para obtener respuestas a sus interrogantes a fin de reconstruir sus argumentos, y comunicando las nuevas percepciones y comprensiones con una para mejorar las prácticas de enseñanza de la química en el espacio escolar. Frente a estos interrogantes, esta investigación tiene como objetivo diagnosticar si los profesores de química del municipio de Barra de Santa Rosa-PB han utilizado la investigación en educación dentro de su práctica docente. Se trata de un estudio de caso de carácter cualitativo. El público objetivo de esta investigación fueron tres profesores de química. Como instrumento de recolección de datos, se aplicó un cuestionario subjetivo, que contiene seis preguntas. Los datos se clasificaron utilizando el análisis de contenido de Bardin. Como resultado, fue posible percibir que todos los docentes atribuyeron importancia a la investigación en educación. Sin embargo, a algunos les resultó difícil expresar con mayor profundidad la importancia de la investigación en su práctica docente. En cuanto a la definición del concepto de profesor de química investigador reflexivo, se percibió que todos los sujetos presentaron concepciones superficiales, además, se pudo observar que no han utilizado la investigación dentro de su práctica de aula, lo que resalta la necesidad de esta discusión. a ser ampliada en los espacios de educación inicial y continua.
Keywords: Ensino de química
Pesquisa em ensino de química
Formação de professores
Enseñanza de la química
Investigación en Enseñanza de la Química
Formación de profesores
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6316
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DENILSON DE MARIA NUNES - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2018.pdfDenilson de Maria Nunes - TCC Licenciatura em Química CES 2018417.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.