Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317
Title: Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down.
Other Titles: Elicitation and validation of requirements for the creation of applications for literacy of children with Down syndrome.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Igor Vieira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MOURA, José Antão Beltrão.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ANDRADE , Nazareno Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARROS, Marcelo Alves de.
Keywords: Educação Especial;Engenharia de Requisitos;Alfabetização;Síndrome de Down;Gamificação;Special Education;Requirements Engineering;Literacy;Down's Syndrome;Gamification
Issue Date: 23-May-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, I. V. de. Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317
???metadata.dc.description.resumo???: A síndrome de Down (SD) é a causa genética mais comum de deficiência intelectual no mundo, exigindo maior atenção, principalmente, no que diz respeito aos processos de alfabetização e aquisição da linguagem. Apesar de existirem trabalhos que abordem tais questões, ainda são escassos estudos que auxiliem nesses processos, proporcionando, simultaneamente, educação e diversão às pessoas com SD. Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que objetiva elicitar e validar requisitos que norteiem o desenvolvimento de softwares gamificados que auxiliem no processo de alfabetização e aquisição da linguagem para crianças com SD, de forma lúdica. Para tanto, o estudo elicitou os requisitos a partir de revisão da literatura, análise de produtos de softwares e entrevistas com o público SD, pais e especialistas, tanto do Brasil quanto da Austrália. No total, foram entrevistados 17 pessoas (6 com SD, 4 pais e 7 especialistas). Os resultados indicam que os requisitos encontrados e validados podem auxiliar o processo de alfabetização na SD, tendo os requisitos relacionados à navegação e interface como, possivelmente, os mais relevantes para a criação dessas aplicações. Assim sendo, este trabalho traz contribuições para o desenvolvimento de aplicações para os processos de aquisição da linguagem e alfabetização em crianças com SD, visto que ele fornece informações sobre requisitos, suas classes e suas validações, servindo futuramente como um guia para o desenvolvimento de softwares gamificados para o público SD.
Abstract: Down syndrome (DS) is the most common genetic cause of intellectual disability in the world, requiring more attention, especially in the literacy and language acquisition processes. Although there are studies that address such issues, there are still few studies that support these processes, simultaneously providing education and entertainment for people with DS. This dissertation presents the results of a research that aims to elicit and validate requirements that guide the development of gamified software applications that help in the process of literacy and language acquisition for children with DS in a playful way. To do so, the study elicited the requirements through literature review, software product analyses and interviews with the SD public, parents and specialists, from both Brazil and Australia. In total, 17 people were interviewed (6 with SD, 4 parents and 7 specialists). The results indicate that the requirements found and validated can help the literacy process in SD, with the requirements related to navigation and interface as possibly the most relevant for the creation of these applications. Thus, this work brings contributions to the development of applications that support processes of language acquisition and literacy in children with SD. It provides information about requirements, their classes and their validations, serving in the future as a guide for the development of gamified software for the SD audience.
Keywords: Educação Especial
Engenharia de Requisitos
Alfabetização
Síndrome de Down
Gamificação
Special Education
Requirements Engineering
Literacy
Down's Syndrome
Gamification
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IGOR VIEIRA DE SOUZA - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2019.pdfIgor Vieira de Souza - Dissertação PPGCC 20194.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.