Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2076436194889447pt_BR
dc.contributor.advisor1MOURA, José Antão Beltrão.-
dc.contributor.advisor1IDMOURA, J. Antão B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3572375884177951pt_BR
dc.contributor.referee1ANDRADE , Nazareno Ferreira de.-
dc.contributor.referee2BARROS, Marcelo Alves de.-
dc.description.resumoA síndrome de Down (SD) é a causa genética mais comum de deficiência intelectual no mundo, exigindo maior atenção, principalmente, no que diz respeito aos processos de alfabetização e aquisição da linguagem. Apesar de existirem trabalhos que abordem tais questões, ainda são escassos estudos que auxiliem nesses processos, proporcionando, simultaneamente, educação e diversão às pessoas com SD. Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que objetiva elicitar e validar requisitos que norteiem o desenvolvimento de softwares gamificados que auxiliem no processo de alfabetização e aquisição da linguagem para crianças com SD, de forma lúdica. Para tanto, o estudo elicitou os requisitos a partir de revisão da literatura, análise de produtos de softwares e entrevistas com o público SD, pais e especialistas, tanto do Brasil quanto da Austrália. No total, foram entrevistados 17 pessoas (6 com SD, 4 pais e 7 especialistas). Os resultados indicam que os requisitos encontrados e validados podem auxiliar o processo de alfabetização na SD, tendo os requisitos relacionados à navegação e interface como, possivelmente, os mais relevantes para a criação dessas aplicações. Assim sendo, este trabalho traz contribuições para o desenvolvimento de aplicações para os processos de aquisição da linguagem e alfabetização em crianças com SD, visto que ele fornece informações sobre requisitos, suas classes e suas validações, servindo futuramente como um guia para o desenvolvimento de softwares gamificados para o público SD.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleElicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down.pt_BR
dc.date.issued2019-05-23-
dc.description.abstractDown syndrome (DS) is the most common genetic cause of intellectual disability in the world, requiring more attention, especially in the literacy and language acquisition processes. Although there are studies that address such issues, there are still few studies that support these processes, simultaneously providing education and entertainment for people with DS. This dissertation presents the results of a research that aims to elicit and validate requirements that guide the development of gamified software applications that help in the process of literacy and language acquisition for children with DS in a playful way. To do so, the study elicited the requirements through literature review, software product analyses and interviews with the SD public, parents and specialists, from both Brazil and Australia. In total, 17 people were interviewed (6 with SD, 4 parents and 7 specialists). The results indicate that the requirements found and validated can help the literacy process in SD, with the requirements related to navigation and interface as possibly the most relevant for the creation of these applications. Thus, this work brings contributions to the development of applications that support processes of language acquisition and literacy in children with SD. It provides information about requirements, their classes and their validations, serving in the future as a guide for the development of gamified software for the SD audience.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317-
dc.date.accessioned2019-08-29T09:22:32Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-08-29T09:22:32Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEngenharia de Requisitospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.subjectRequirements Engineeringpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectDown's Syndromept_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Igor Vieira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeElicitation and validation of requirements for the creation of applications for literacy of children with Down syndrome.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, I. V. de. Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IGOR VIEIRA DE SOUZA - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2019.pdfIgor Vieira de Souza - Dissertação PPGCC 20194.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.