Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6320
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.referee2LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.referee3ALVES, José Amiraldo.-
dc.description.resumoO objeto de estudo deste trabalho é a formação docente. Tem por objetivo geral analisar a interlocução entre a formação docente e a qualidade do ensino. Objetivos específicos: investigar a importância da formação docente para a prática pedagógica vivenciada em sala de aula; investigar como a formação docente pode contribuir para uma mediação pedagógica mais significativa, também, refletir sobre a relação entre os fundamentos teóricos e a prática pedagógica.Quanto ao percurso metodológico este estudo constituiu-se de um levantamento bibliográfico com aporte teórico nos seguintes autores: Libâneo(2008); Queluz(2003);Nóvoa(2002); Gatti (1997); Pimenta (1997); Freire (1996). Foi realizado também uma pesquisa de campo do tipo exploratória. Quanto aos instrumentos de coleta de dados utilizamos a entrevista com o intuito de analisar a interlocução entre a formação docente e a qualidade do ensino. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras do ensino fundamental.Por fim é possível concluir que a formação é determinante para a qualidade do ensino como um todo. E isso é algo muito importante, pois a qualidade do ensino altera a vida dos alunos, contribui para o exercício da cidadania, tornando o sujeito social ativo e reflexivo capaz de interagir e transformar o contexto social.O estudo nos fez entender que a mediação pedagógica contribui no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. É a partir da formação recebida que o educador desenvolve atividades que favorecem o convívio social, prepara o sujeito para participar ativamente das atividades sociais podendo transformar o meio social em que o mesmo está inserido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFormação docente: mediação pedagógica e a qualidade de ensino.pt_BR
dc.date.issued2015-11-30-
dc.description.abstractThe object of this work is to study teacher training. General objective to analyze the interaction between the teacher training and the quality of education. Specific objectives: to investigate the importance of teacher training for pedagogical practice experienced in the classroom; investigate how the teacher education can contribute to pedagogical mediation more meaningful, too, reflect on the relationship between the theoretical foundations and the pedagogical practice. As for the methodological course, this study consisted of a bibliographical survey with theoretical contribution in the following authors: Libâneo (2008); Queluz (2003); Nóvoa (2002); Gatti (1997); Pimenta (1997); Freire (1996). It was held also a survey of exploratory type field. About the data collection instruments, we use the interview in order to analyze the interaction between the teacher training and the quality of education. The subjects of the research were four teachers of elementary school. Finally it is possible to conclude that the training is crucial to the quality of education as a whole. And this is something very important, because the quality of education changes the lives of students, contributes to the exercise of citizenship, making the social subject, active, reflective able interact with and transform the social context.The study made us understand that educational mediation contributes in the personal and professional development of the students. It is from the training received that the educator develops activities that promotes the social conviviality, prepares the subject to actively participate in social activities and may transform the social environment in which it is inserted.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6320-
dc.date.accessioned2019-08-29T10:17:36Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-08-29T10:17:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectQualidade de ensinopt_BR
dc.subjectTeacher - trainingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectTeaching qualitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Josefa Mércia Ferreira dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeacher training: pedagogical mediation and the quality of teaching.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Josefa Mércia Ferreira dos. Formação docente: mediação pedagógica e a qualidade de ensino. 2015. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA MÉRCIA FERREIRA DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfJosefa Mércia Ferreira dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2015.380.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.