Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6323
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, T. M. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9546046306637717pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Elzanir dos.-
dc.contributor.referee2FERREIRA, Erliane Miranda da Rocha.-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a utilização de atividades lúdicas como uma ferramenta metodológica importante para a aprendizagem escolar. A atividade lúdica é uma ferramenta importante para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem das crianças, pois consegue envolvê-las e transmitir um conhecimento significativo. Deste modo, a pergunta que se coloca para este trabalho é: De que forma professores compreendem a utilização do lúdico em sala de aula? Para responder a essa questão elaboramos os objetivos que estão assim descritos: Analisar a utilização de atividades lúdicas como recurso pedagógico na Educação Infantil; Identificar a importância que professores dão ao lúdico como ferramenta pedagógica; Refletir a utilização de Jogos e brincadeiras como ferramenta do processo ensino-aprendizagem e Discutir o que professores compreendem sobre o lúdico na educação infantil. O presente estudo foi conduzido através da pesquisa exploratória e fundamentado em autores que abordam a ludicidade como: Almeida (1998); Angotti (2010); Ferreira (2008); Kishimoto (2011), dentre outros. A partir das entrevistas realizadas foi possível perceber que o lúdico é utilizado diariamente e, algumas vezes, é entendido como um auxiliador do processo de ensino-aprendizagem, comprovando assim, que com a ludicidade se consegue um melhor desempenho na aprendizagem dos alunos. Entretanto, é importante dizer que é fundamental a recreação na vida da criança, tanto para o seu desenvolvimento motor, afetivo e social, quanto para a própria relação professor e alunos. Por fim, entendemos que os jogos e as brincadeiras se tornam facilitadores para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma natural e prazerosa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA Ludicidade como Motivação na Aprendizagem Escolar.pt_BR
dc.date.issued2015-12-01-
dc.description.abstractThis paper addresses the use of recreational activities as an important methodological tool for school learning. The playful activity is an important tool to help the process of teaching and learning of children as they can involve them and transmit significant knowledge. Thus, the question that arises for this work is: How teachers understand the use of playfulness in the classroom? To answer this question we elaborated the following objectives : To analyze the use of recreational activities as an educational tool in children education; Identify the importance that teachers give to the playful as a pedagogical tool; Reflect the use of games and playing as the teaching-learning process tool and to discuss what teachers understand about the playful in childhood education. This study was conducted through exploratory research based on authors who approach the playfulness. From the interviews it was revealed understand that the playful is used daily and sometimes is seen as a helper of the teaching-learning process, thereby proving that with the playfulness is achieved better performance on student learning. However, it is important to say that it is essential to recreation in the child's life, both for his motor development, affective and social, as to one's teacher and student relationship. Finally, we understand that the games and the plays become facilitators for the process of teaching and learning happen in a natural and pleasurable way.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6323-
dc.date.accessioned2019-08-29T10:40:55Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-08-29T10:40:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectMetodologia de Ensino - Atividade Lúdicapt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectTeaching Methodology - Play Activitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Thaisa Maria Ferreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePlayfulness as a Motivation in School Learning.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Thaisa Maria Ferreira de. A Ludicidade como Motivação na Aprendizagem Escolar. 2015. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAISA MARIA FERREIRA DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfThaisa Maria Ferreira de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2015.457.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.