Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6324
Title: Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica.
Other Titles: Hybrid education: a possibility of innovation in basic education.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Elaine Sarmento de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACHADO, Viviane Guidotti.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PIRES, Aparecida, Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, HÈRICA PAIVA.
Keywords: Inovação educacional;Educação híbrida;Tecnologia na educação;Educação básica;Metodologia da aprendizagem;Educational innovation;Hybrid education;Technology in education;Basic education;Learning Methodology
Issue Date: 13-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Elaine Sarmento de. Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica. 2018. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo abordou o tema Educação Híbrida, tendo como objetivo geral analisar os desafios e possibilidades da Educação Híbrida e compreender como ela é aplicada na educação básica enfatizando a sua utilização por meio de uma pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) com metodologia bibliográfica (MARCONI E LAKATOS, 2010) tendo como coleta de dados a análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) no qual foi realizado um Estado de Conhecimento (MOROSINI, 2015), a partir de uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) por pesquisas que abordaram a implementação da Educação Híbrida na Educação Básica. O referencial teórico foi construído com base nos fundamentos apresentados pelos seguintes autores: Moran (2018), Horn e Staker (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevizani (2015). Os estudos realizados apontam que a Educação Híbrida é uma possibilidade de reconfigurar a sala de aula por meio de modelos como, por exemplo: de Rotação, Rotação por Estações, Laboratório Rotacional e Sala de aula invertida, quem favorecem uma educação personalizada, se adequando às necessidades dos alunos, sendo importante ressaltar que a partir desses modelos os professores podem adaptá-los a sua realidade, considerando o contexto escolar no qual está inserido. Portanto, os achados principais apontam para Educação Híbrida como uma possibilidade de inovação na Educação Básica, que reformula o âmbito educacional, tornando a aprendizagem atrativa no qual o aluno consegue desenvolver habilidades e competências voltadas não só para a sua aprendizagem, mas para a sua formação integral, tendo como protagonista a atuação ativa do aluno.
Abstract: The present study focused on the theme Hybrid Education, with the general objective of analyzing the challenges and possibilities of Hybrid Education and understanding how it is applied in basic education emphasizing its use through a qualitative research (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) with bibliographic methodology MARCONI and LAKATOS, 2010), having as data collection the documentary analysis (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) in which a Knowledge State (MOROSINI, 2015) was carried out, based on a search in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD ) by researches that approached the implementation of Hybrid Education in Basic Education. During the construction of the theoretical framework, he argues and discusses Hybrid Education authors Moran (2018), Horn and Staker (2015), Bacich, Tanzi Neto and Trevizani (2015). The studies show that Hybrid Education is a possibility of reconfiguring the classroom through models such as Rotation, Rotation by Stations, Rotational Laboratory and Inverted Classroom, who favor a personalized education, adapting to the It is important to emphasize that from these models the teacher can adapt them to their reality, considering the school context in which they are inserted. Therefore, the main findings point to Hybrid Education as a possibility of innovation in Basic Education, which reformulates the educational scope, making the learning attractive in which the student can develop skills and competences geared not only for their learning, but for their formation integral, taking as protagonist the active action of the student.
Keywords: Inovação educacional
Educação híbrida
Tecnologia na educação
Educação básica
Metodologia da aprendizagem
Educational innovation
Hybrid education
Technology in education
Basic education
Learning Methodology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6324
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELAINE SARMENTO DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfElaine Sarmento de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2018.620.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.