Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6327
Title: A importância do ato de brincar na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: The importance of play in the transition from early childhood education to the early years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Geovania Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
Keywords: Brincar;Brincadeira;Educação infantil;Ensino fundamental;Play;Just kidding;Child education;Elementary School
Issue Date: 23-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Geovania Ferreira. A importância do ato de brincar na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem como objetivo geral compreender o processo de construção do brincar oportunizado na fase de transição das crianças entre a Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tomando por base as possibilidades e oportunidades referentes ao brincar em uma Escola de Ensino Público Municipal da Cidade de Cajazeiras-PB. Surgiu o interesse pela temática através das experiências realizadas no Estágio Curricular da Educação Infantil, efetivado em uma creche pública no município de Cajazeiras-PB, onde foi constatada a inexistência do brincar na última fase da pré-escola, no qual, me instigou a realizar a pesquisa sobre o desenvolvimento do brincar durante a transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola. Trata-se de um estudo realizado através de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva, com uma abordagem qualitativa. Objetivou-se abordar as contribuições históricas da criança e do brincar, por conseguinte, discutir sobre a utilização do brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Considerando o brincar uma atividade importante para a criança e indispensável para sua formação e desenvolvimento, pretendeu-se apontar as possibilidades e oportunidades referentes ao brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa enfatizaram a importância de uma integração dos membros escolares, para pensar e agir diante das práticas educativas a serem trabalhadas com as crianças na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, trazendo à necessidade de sempre repensar a forma como o brincar está sendo organizado nesta transição. Destaca-se, que esta pesquisa contribui discursivamente sobre a necessidade do brincar para a construção do desenvolvimento na aprendizagem da criança, auxiliando nesta fase de transição do ensino.
Abstract: This study has as general objective to understand the construction process of the play provided to children in the transition phase from Early Childhood Education to the Initial Years of Primary School, based on the possibilities and opportunities of playing in a Municipal Public School in the City of Cajazeiras- PB. The interest in this theme arose from the experiences of the Supervised Practice in Early Childhood Education, carried out in a public day-care center in the municipality of Cajazeiras-PB, where it was verified that there was no playing time in preschool last phase, which instigated me to research on the development of play during the transition from Early Childhood Education to Elementary School first years in a school. It is a descriptive with a qualitative approach study actualized through a field research. The objective of this research then was to consider historical contributions of child and play, therefore, to discuss the use of play in the transition from Early Childhood Education to Elementary Education. Since play is an important activity for the child and indispensable for his/her formation and development, it was intended to point out the possibilities and opportunities regarding playing in the transition from Early Childhood Education to Elementary School. This research results emphasized how relevant was integrating the school members in order to think and act on the educational practices to be worked with children in the transition from Early Childhood Education to Elementary Education, highlighting the need of always rethinking how play is being organized in this transition. Finally, it should be emphasized that this research contributes discursively on the need to play for the construction of development in child learning, helping in this phase of educational context transition.
Keywords: Brincar
Brincadeira
Educação infantil
Ensino fundamental
Play
Just kidding
Child education
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6327
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA GEOVANIA FERREIRA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfMaria Geovania Ferreira Silva. Monografia Pedagogia . CFP 2018.399.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.