Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6329
Title: Educação inclusiva: uma necessidade em ascensão.
Other Titles: Inclusive education: a rising need.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Irlaneide Maria da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, Rejane Maria de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CEZARIO, Danilo de Sousa.
Keywords: Educação inclusiva;Prática pedagógica-educação inclusiva;Ensino fundamental-Escola Municipal-Educação Especial;Professor - atuação em Educação Especial;Inclusive education;Inclusive pedagogical practice;Elementary School-Municipal School-Special Education;Teacher-acting in Special Education
Issue Date: 13-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Irlaneide Maria da. Educação inclusiva: uma necessidade em ascensão. 2017. 65f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O processo da inclusão de alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular tem sido ponto de pauta nas discussões nacionais, sobretudo, em relação a atuação do professor no processo de inclusão escolar. Nesse sentido, esta pesquisa ganhou contornos e teve como objetivo principal o de investigar as concepções e práticas de e para a Educação Inclusiva, sob a perspectiva de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas municipais de Aparecida – PB, e por objetivos específicos: traçar o perfil dos professores que atuam com alunos que têm necessidades educativas especiais e estão inseridos em salas de aulas do ensino regular; delimitar as práticas pedagógicas desenvolvidas por esses professores no processo de inclusão; mapear as políticas públicas educacionais locais para a Educação Inclusiva. Para a viabilidade deste estudo, foram feitas pesquisa bibliográfica, documental e de campo, na abordagem qualitativa da pesquisa, sendo de caráter exploratório e descritivo. O instrumento de coleta dos dados utilizado foi a entrevista semiestruturada. Os sujeitos dessa pesquisa foram 5 (cinco) professores vinculados a 3 (três) escolas da rede municipal de ensino, localizadas na cidade d Aparecida – PB. Os dados foram analisados por meio das técnicas da Análise de Conteúdos (AC). A pesquisa revelou que os professores assumem não estarem preparados para a demanda da Educação Inclusiva, bem como declararam que necessitam de capacitações e de uma formação continuada para assegurar o aprendizado aos alunos demandantes desse processo. Foi evidenciado também, a necessidade da criação e implementação de políticas públicas de Educação Inclusiva, bem como a atuação profissional em consonância com estas, privilegiando com isso, a efetivação dos direitos previstos nas legislações de ordem global. As reflexões expostas pelos sujeitos possibilitaram considerar que as atuais políticas inclusivas têm sido incipientes, necessitando de medidas urgentes frequentes a atuação do educador face ao contexto da Educação Inclusiva.
Abstract: The process of inclusion of students with disabilities and / or special educational needs in regular schools has been a point of reference in national discussions, especially regarding the role of teachers in the process of school inclusion. In this sense, this research has been shaped and had as main objective to investigate the conceptions and practices of and for Inclusive Education, from the perspective of teachers who work in the initial years of elementary education in municipal schools of Aparecida – PB, and by objectives specific: to draw the profile of teachers who work with students who have special educational needs and are inserted in regular teaching classrooms; to delimit the pedagogical practices developed by these teachers in the inclusion process; mapping local public education policies to Inclusive Education. For the feasibility of this study, a bibliographical, documentary and field research was done in the qualitative approach of the research, being an exploratory and descriptive character. The instrument used to collect the data was the semi-structured interview. The subjects of this research were 5 (five) teachers linked to 3 (three) schools of the municipal teaching network, located in the city of Aparecida – PB. The data were analyzed through the techniques of Content Analysis (CA). The research revealed that teachers assume they are not prepared for the demand of Inclusive Education, as well as stated that they need training and continuous training to ensure learning for the students who are demanding this process. It was also evidenced the need for the creation and implementation of public policies of Inclusive Education, as well as the professional action in line with these, privileging with this, the effectiveness of the rights provided in the global legislations. The reflections exposed by the subjects made it possible to consider that the current inclusive policies have been incipient, necessitating frequent urgent measures the educator's action in relation to the context of Inclusive Education.
Keywords: Educação inclusiva
Prática pedagógica-educação inclusiva
Ensino fundamental-Escola Municipal-Educação Especial
Professor - atuação em Educação Especial
Inclusive education
Inclusive pedagogical practice
Elementary School-Municipal School-Special Education
Teacher-acting in Special Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6329
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IRLANEIDE MARIA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfIrlaneide Maria da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2017.762.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.