Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6330
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5909411094464161pt_BR
dc.contributor.advisor1ANDRADE, Nazareno Ferreira.-
dc.contributor.advisor1IDANDRADE, N. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2729979018100977pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.-
dc.contributor.referee2FONSECA, Keiko Verônica Ono.-
dc.description.resumoComo resultado do recente e rápido crescimento da população urbana, a mobilidade tem emergido como um dos problemas urbanos mais complexos e de rápida evolução no século XXI. Com o advento da Internet das Coisas, gigabytes de dados são gerados diariamente por Sistemas de Transporte Público ao redor do mundo, incluindo registros de GPS e velocidade dos ônibus, além de registros de embarque de passageiros. A despeito desses dados possuírem o potencial de auxiliar na melhoria da mobilidade, a enorme quantidade, dinamicidade e diversidade de dados produzidos por diferentes sistemas com diferentes objetivos e restrições, impõe dificuldades para a integração e análise do mesmo com o fim de ajudar os usuários, operadores e administradores do sistema. Esse estudo aborda esse problema, mais especificamente o de utilizar dados de programação dos ônibus, dados brutos de GPS e dados de cartão de embarque para reconstruir viagens de ônibus a nível de passageiro. São utilizados dados do sistema de ônibus de Curitiba no Brasil para conceber um processo de análise que combine e estenda heurísticas consolidadas encontradas na literatura. Experimentos demonstram a utilidade da solução proposta em dois cenários de aplicações: a) a estimação de uma Matriz de Origem-Destino para usuários de Transporte Público, que foi validada através de uma comparação com uma Pesquisa Origem-Destino realizada recentemente na cidade; e b) uma análise da (in)eficiência da escolha de itinerário do passageiro, realizada contrastando o itinerário escolhido estimado (extraído da reconstrução da viagem) com o conjunto de itinerários disponíveis e viáveis no momento do embarque.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleInferring passenger-level bus trip traces from schedule, positioning and ticketing data: methods and applications.pt_BR
dc.date.issued2019-02-27-
dc.description.abstractAs a result of the recent and fast rise in urban population, mobility has emerged as one of the most problematic and fast-evolving urban problems of the 21st century. With the advent of the Internet of Things, gigabytes of data are generated every day by Public Transportation Systems around the world, including bus GPS/speed records, and passenger boarding registries. Although this data has the potential to help improve mobility, the vast amount, dynamicity and diversity of data produced by different systems with different goals and constraints poses difficulties to integrate and analyze it and help the system’s users, operators and administrators. This study addresses this problem, more specifically the one of using bus schedule data, raw GPS and smart card records to reconstruct trips at passenger-level. We use data from the Curitiba bus system in Brazil to devise an analysis pipeline that combines and extends consolidated heuristics found in literature. Experiments demonstrate the utility of the proposed solution in two applications scenarios: a) the estimation of an Origin-Destination Matrix for Public Transport users, which was validated by a comparison to a recent Origin-Destination Survey performed in the city; and b) an analysis of the (in)efficiency of passenger itinerary choice, conducted by contrasting the estimated itinerary choice (extracted from trip reconstruction) to the set of available and feasible itineraries at the time of boarding.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6330-
dc.date.accessioned2019-08-29T11:47:04Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-08-29T11:47:04Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectIntelligent Transportation Systemspt_BR
dc.subjectPublic Transportationpt_BR
dc.subjectAutomatic Fare Collectionpt_BR
dc.subjectAutomatic Vehicle Locationpt_BR
dc.subjectOrigin- Destination Matrixpt_BR
dc.subjectTransit Usage Performance Evaluationpt_BR
dc.subjectSistemas de Transporte Inteligentespt_BR
dc.subjectTransporte Públicopt_BR
dc.subjectColeta Automática de Tarifapt_BR
dc.subjectLocalização Automática de Veículospt_BR
dc.subjectGTFSpt_BR
dc.subjectMatriz de Origem-Destinopt_BR
dc.subjectAvaliação da Performance do Uso do Transportept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA FILHO, Tarciso Braz de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageengpt_BR
dc.title.alternativeInferindo traços de viagem de ônibus no nível do passageiro dados de programação, posicionamento e emissão de bilhetes: métodos e aplicações.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA FILHO, T. B. de. Inferring passenger-level bus trip traces from schedule, positioning and ticketing data: methods and applications. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6330pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TARCISO BRAZ DE OLIVEIRA FILHO - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2019.pdfTarciso Braz de Oliveira Filho - Dissertação PPGCC 2019879.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.