Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6337
Title: Um ambiente colaborativo baseado em localização aplicável ao domínio de cidades inteligentes.
Other Titles: A location-based collaborative environment applicable to the smart city domain.
???metadata.dc.creator???: FALCÃO, Ana Gabrielle Ramos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BAPTISTA, Cláudio de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FURTADO, João José Vasco Peixoto
???metadata.dc.contributor.referee2???: QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de.
Keywords: Web 2.0;Crowdsourcing;Cidades Inteligentes;Redes Sociais Baseadas em Localização;Estratégias de Reputação;Sistema Crowd4City;Crowdsourcing;Smart Cities;Location-Based Social Networks;Reputation Strategies;Crowd4City System
Issue Date: Aug-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FALCÃO, Ana Gabriele Ramos. Um ambiente colaborativo baseado em localização aplicável ao domínio de cidades inteligentes. 2013. 89f. (Dissertação) Mestrado em Ciência da Computação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6337
???metadata.dc.description.resumo???: Soluções de Cidades Inteligentes estão sendo estudadas e aplicadas por pesquisadores e governos por todo o mundo, a fim de contornar os problemas encontrados com o crescimento das populações urbanas e pelos impactos negativos sofridos pela natureza. Grande parte dos modelos propostos na literatura, no entanto, utiliza sensores digitais para a recuperação das informações necessárias para sua execução, o que pode inviabilizar sua aplicação em cenários reais. Ao mesmo passo, com a rápida evolução das tecnologias e a facilidade de acesso a dispositivos emulados via GPS, surge a oportunidade de se utilizar as informações geográficas para enriquecer diversos tipos de sistema e melhorar sua usabilidade. Redes Sociais são um destes tipos de sistema que se beneficiam com os avanços tecnológicos, provendo serviços mais personalizados a seus usuários. Como consequência, surgem as Redes Sociais Baseadas em Localização ou Location-Based Social Networks (LBSN), que representam redes sociais cientes de localização, e similares ambientes de conteúdo colaborativo. Este estudo propõe uma solução de Cidades Inteligentes baseada em um ambiente colaborativo baseado em localização chamado Crowd4City, que explora as informações espaciais disponíveis, de modo a prover um ambiente onde os cidadãos (sensores) possam expressar suas insatisfações ou dar sugestões para melhorar suas cidades, também auxiliando entidades governamentais a melhor planejar novas estratégias de gerenciamento. Adicionalmente, são propostos um Modelo de Reputação, para prevenir um dos problemas mais comuns em sistemas de conteúdo colaborativo - a disseminação de conteúdo falso e spam - e técnicas de visualização, para melhorar a usabilidade do sistema. A utilidade e efetividade de ambientes colaborativos baseados em localização neste contexto, com o Crowd4City como estudo de caso, são avaliadas neste estudo.
Abstract: Smart Cities solutions are currently being studied and applied by researchers and governments throughout the world with the purpose of better managing the problems found with the increase of urban populations and negative impacts suffered by the nature. The majority of the existing proposed models, however, use digital sensors for the gathering of the necessary information for its execution, which may interfere directly with the feasibility of its application on real world scenarios. At the same pace, with the fast evolution of technologies and easy access to GPS enabled devices, arises the opportunity of using geographical information to enrich various types of systems and improve their usability. Social Networks are one of these to benefit the most from such advances, taking advantage and providing more personalized services to their users. As a consequence, emerge the Location-Based Social Networks (LBSNs), which represent location-aware social networks, and other similar collaborative content environments. This study proposes a Smart Cities solution based on a location-based collaborative environment called Crowd4City, which explores the spatial information available in order to provide an environment where the citizens (sensors) can express their dissatisfactions or give suggestions to improve their city, also helping government entities better plan new management strategies. Additionally, we also present a Reputation Model, to prevent one of the most common problems in collaborative content systems - spam dissemination - and visualization techniques, to improve the system's usability. The use and value of location-based collaborative environments in this context, with Crowd4City as a case study, are evaluated in this research.
Keywords: Web 2.0
Crowdsourcing
Cidades Inteligentes
Redes Sociais Baseadas em Localização
Estratégias de Reputação
Sistema Crowd4City
Crowdsourcing
Smart Cities
Location-Based Social Networks
Reputation Strategies
Crowd4City System
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6337
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA GABRIELE RAMOS FALCÃO - DISSERTAÇÃO PPGCC 2013.pdfAna Gabriele Ramos Falcão - Dissertação PPGCC 2013. 3.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.