Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6339
Title: Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental.
Other Titles: Digital technologies used in the early grades of elementary school.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Géssica Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edílson Leite da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
Keywords: Formação de professores;Tecnologia;Ensino - aprendizagem;Ensino fundamental;Teacher training;Technology;Teaching-learning;Elementary School
Issue Date: 29-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Géssica Gonçalves de. Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O uso das tecnologias, atualmente, tem sido visto como um dos recursos de suma importância por diversas áreas, em especial a Educação. Nesse cenário aonde a tecnologia vem conquistando espaço, o professor deve seguir estimulado a utilizar destes novos recursos ao seu favor para instigar uma prática docente atualizada em termos da tecnologia. Pensando nisso, o presente estudo aborda a temática “Tecnologias digitais utilizadas nas séries iniciais do ensino fundamental”, tendo como objetivo geral analisar o nível de conhecimento sobre tecnologias digitais dos professores no ensino fundamental na zona urbana no município de Aurora-CE. Quanto à natureza é pesquisa aplicada, e descritiva em relação aos objetivos. Caracteriza tanto qualitativa como quantitativa quanto a abordagem de análise dos dados. Quanto aos procedimentos metodológicos é uma pesquisa bibliográfica e estudo de campo, pois foi necessário o embasamento teórico em documentos já publicados e o contato com os participantes para levantamento dos dados. Como instrumento de coleta, o questionário foi escolhido para obtenção dos dados, aplicado com as professoras do ensino fundamental I das duas escolas municipais em Aurora-Ce. Para o enriquecimento dessa pesquisa, foram trabalhados com teóricos da Educação e tecnologia, como: Cardoso, Gouvêa, Kenki, Lopes, Moran, Malusa, Marconi, Pais, Sansho. Na consumação desta pesquisa, é notável o quão é importante à formação dos professores na área das tecnologias, pois há um leque de opções para se trabalhar, entretanto sem uma formação necessária é impossível observar as dimensões de como utilizar com as tecnologias, que tanto podem auxiliar o ensino e aprendizagem.
Abstract: The use of technologies today has been seen as one of the most important resources in several areas, especially Education. In this scenario where technology is gaining space, the teacher must continue to be stimulated to use these new resources in his favor to instigate a state-of-the-art teaching practice. With this in mind, the present study addresses the theme "Digital technologies used in the initial grades of elementary school", with the general objective of analyzing the level of knowledge about digital technologies of teachers in elementary education in the urban area in the municipality of Aurora-CE. As for nature is applied research, and descriptive in relation to the objectives. It characterizes both qualitative and quantitative as the data analysis approach. As for the methodological procedures is a bibliographical research and field study, because it was necessary the theoretical basis in documents already published and the contact with the participants to collect the data. As a collection instrument, the questionnaire was chosen to obtain the data, applied with the elementary school teachers I of the two municipal schools in Aurora-Ce. For the enrichment of this research, were worked with education and technology theorists, such as: Cardoso, Gouvêa, Kenki, Lopes, Moran, Malusa, Marconi, Pais, Sansho. In the completion of this research, it is remarkable how important is the training of teachers in the area of technologies, since there are a range of options to work, however without a necessary training it is impossible to observe the dimensions of how to use with the technologies, which can either teaching and learning.
Keywords: Formação de professores
Tecnologia
Ensino - aprendizagem
Ensino fundamental
Teacher training
Technology
Teaching-learning
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6339
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GÉSSICA GONÇALVES DE SOUZA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2017.pdfGéssica Gonçalves de Souza. TCC. Licenciatura em Pedagogia.2017.702.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.