Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, G. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2097050389925319pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Edílson Leite da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Edílson Leite da.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1381000357023652pt_BR
dc.contributor.referee1CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.-
dc.contributor.referee2CEZÁRIO, Danilo de Sousa.-
dc.description.resumoO uso das tecnologias, atualmente, tem sido visto como um dos recursos de suma importância por diversas áreas, em especial a Educação. Nesse cenário aonde a tecnologia vem conquistando espaço, o professor deve seguir estimulado a utilizar destes novos recursos ao seu favor para instigar uma prática docente atualizada em termos da tecnologia. Pensando nisso, o presente estudo aborda a temática “Tecnologias digitais utilizadas nas séries iniciais do ensino fundamental”, tendo como objetivo geral analisar o nível de conhecimento sobre tecnologias digitais dos professores no ensino fundamental na zona urbana no município de Aurora-CE. Quanto à natureza é pesquisa aplicada, e descritiva em relação aos objetivos. Caracteriza tanto qualitativa como quantitativa quanto a abordagem de análise dos dados. Quanto aos procedimentos metodológicos é uma pesquisa bibliográfica e estudo de campo, pois foi necessário o embasamento teórico em documentos já publicados e o contato com os participantes para levantamento dos dados. Como instrumento de coleta, o questionário foi escolhido para obtenção dos dados, aplicado com as professoras do ensino fundamental I das duas escolas municipais em Aurora-Ce. Para o enriquecimento dessa pesquisa, foram trabalhados com teóricos da Educação e tecnologia, como: Cardoso, Gouvêa, Kenki, Lopes, Moran, Malusa, Marconi, Pais, Sansho. Na consumação desta pesquisa, é notável o quão é importante à formação dos professores na área das tecnologias, pois há um leque de opções para se trabalhar, entretanto sem uma formação necessária é impossível observar as dimensões de como utilizar com as tecnologias, que tanto podem auxiliar o ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleTecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2017-08-29-
dc.description.abstractThe use of technologies today has been seen as one of the most important resources in several areas, especially Education. In this scenario where technology is gaining space, the teacher must continue to be stimulated to use these new resources in his favor to instigate a state-of-the-art teaching practice. With this in mind, the present study addresses the theme "Digital technologies used in the initial grades of elementary school", with the general objective of analyzing the level of knowledge about digital technologies of teachers in elementary education in the urban area in the municipality of Aurora-CE. As for nature is applied research, and descriptive in relation to the objectives. It characterizes both qualitative and quantitative as the data analysis approach. As for the methodological procedures is a bibliographical research and field study, because it was necessary the theoretical basis in documents already published and the contact with the participants to collect the data. As a collection instrument, the questionnaire was chosen to obtain the data, applied with the elementary school teachers I of the two municipal schools in Aurora-Ce. For the enrichment of this research, were worked with education and technology theorists, such as: Cardoso, Gouvêa, Kenki, Lopes, Moran, Malusa, Marconi, Pais, Sansho. In the completion of this research, it is remarkable how important is the training of teachers in the area of technologies, since there are a range of options to work, however without a necessary training it is impossible to observe the dimensions of how to use with the technologies, which can either teaching and learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6339-
dc.date.accessioned2019-08-29T14:19:34Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-08-29T14:19:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Géssica Gonçalves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDigital technologies used in the early grades of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Géssica Gonçalves de. Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental. 2017. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GÉSSICA GONÇALVES DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfGéssica Gonçalves de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2017.506.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.