Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6342
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, J. M. A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9794546232413119pt_BR
dc.contributor.advisor1PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.contributor.advisor1IDPIRES, Aparecida Carneiro.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5613969088897311pt_BR
dc.contributor.referee1CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.-
dc.contributor.referee2MOURA, Adriana Sidralle de.-
dc.description.resumoO discurso acerca da educação inclusiva vem ganhando espaço no âmbito escolar assegurando aos alunos com deficiência o atendimento as suas particularidades para a aprendizagem. Entre esses alunos, destacamos, nesse trabalho, o estudante surdo que se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais e que, por isso, precisa de recursos diferenciados para o acesso ao conteúdo trabalhado em classe. Assim, essa pesquisa tem como objetivo investigar a contribuição dos jogos para o aprendizado e uso da Língua Brasileira de Sinais e do Português escrito na interação dos alunos surdos e ouvintes matriculados em classes regulares inclusivas, para favorecer a socialização e a aquisição do conhecimento por esses estudantes. Diante disso, o trabalho se constitui em uma pesquisa exploratória, pautada na revisão bibliográfica, com dados analisados em uma abordagem qualitativa. Nessa investigação procuramos aprofundar os dados estudados referentes ao uso de jogos como recurso didático para a aquisição da linguagem por crianças surdas. Diante disso, compreendemos que trabalhar os jogos educativos, construídos em uma perspectiva bilíngue para surdos, contribui em muitos aspectos para o seu desenvolvimento, como: socialização e interação do aluno/professor bem como entre os alunos surdos e ouvintes; na participação, na aquisição de linguagem tanto da Libras como primeira língua, quanto do português escrito como segunda língua, entre outros. Em face do exposto, é relevante considerar a capacitação do professor, como também a presença de um intérprete para que juntos consigam realizar atividades que favoreçam o desenvolvimento do estudante. Destacamos ainda que a parceria entre a escola e a família do educando surdo é fundamental na construção desse processo de desenvolvimento, socialização e aprendizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleJogos bilíngues na educação infantil em classes inclusivas com surdos.pt_BR
dc.date.issued2019-06-17-
dc.description.abstractThe discussion about inclusive education has gained space in the school environment, ensuring that students with disabilities attend to their particularities for learning. Among these students, we highlight, in this work, the deaf student who communicates through the Brazilian Sign Language and, therefore, needs differentiated resources for access to the content worked in class. Thus, this research aims to investigate the contribution of games to the learning and use of the Brazilian Sign Language and written Portuguese in the interaction of deaf and hearing students enrolled in inclusive regular classes, to promote socialization and knowledge acquisition by these students. For this reason, the work constitutes an exploratory research, based on the bibliographic review, with data analyzed in a qualitative approach. In this investigation we seek to deepen the studied data regarding the use of games as a didactic resource for the acquisition of language by deaf children. In this perspective, we understand that working the educational games, constructed in a bilingual perspective for deaf students, contributes in many aspects to their development, such as: socialization and interaction of the student / teacher as well as between deaf students and listeners; in the participation, in the acquisition of the language of both Libras as a first language, and of written Portuguese as a second language, among others. In view of the above, it is relevant to consider the teacher training, as well as the presence of an interpreter so that together they would be able to carry out activities that favor the development of the student. We also emphasize that the partnership between school and the deaf student's family is fundamental in the construction of this process of development, socialization and learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6342-
dc.date.accessioned2019-08-29T14:46:34Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-08-29T14:46:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEstudante surdopt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectDeaf studentpt_BR
dc.subjectBrazilian Sign Languagept_BR
dc.subjectBilingualismpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Joyce Mayara Amorim Cavalcante.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBilingual games in early childhood education in deaf inclusive classes.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Joyce Mayara Amorim Cavalcante. Jogos bilíngues na educação infantil em classes inclusivas com surdos. 2019. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOYCE MAYARA AMORIM CAVALCANTE LIMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfJoyce Mayara Amorim Cavalcante Lima. Monografia Pedagogia. CFP 2019.911.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.