Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6344
Title: Construção e avaliação de um material didático para o ensino do conteúdo de soluções com os estudantes do ensino médio
Other Titles: Construction and evaluation of a teaching material for the teaching of solution content with high school students
Construcción y evaluación de un material didáctico para la enseñanza del contenido de soluciones con estudiantes de secundaria.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Erinete Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Claúdia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: SILVA, Thiago Pereira da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Tácia Thaisa de Lima.
Keywords: Ensino de Química;Material didático;Soluções;Teaching Chemistry;Teaching aids;Solutions;Enseñanza de la química;Material didáctico;Soluciones
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Erinete Ferreira da. Construção e avaliação de um material didático para o ensino do conteúdo de soluções com os estudantes do ensino médio. 2018. 102fl (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A Química é uma ciência que auxilia no desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade, contribuindo de maneira efetiva para a formação cultural dos cidadãos. Os conhecimentos químicos através de seus conceitos e metodologias podem ser usados para compreender e interpretar acontecimentos da realidade. Desta forma, torna-se importante que a química seja inserida no ensino médio em um contexto que possibilite ao aluno a construção do conhecimento cientifico, buscando estabelecer uma relação deste conhecimento com o seu contexto sociocultural. A química tem sido classificada por muitos estudantes como uma disciplina difícil e alguns estudos destacam que o conteúdo químico de soluções, tem gerado algumas limitações por parte dos alunos, devido à dificuldade que muitos têm em relacionar as composições químicas e as suas propriedades. Diante da grande dificuldade que eles enfrentam em compreender não apenas esse conteúdo químico isoladamente, mas inúmeros outros, surge à necessidade de se elaborar estratégias metodológicas e recursos didáticos que facilitem o processo de ensino aprendizagem. O uso de materiais didáticos no ensino de Química, tem sido uma das alternativas que pode contribuir para a construção do conhecimento nas aulas desta disciplina. Nesse contexto, alguns materiais didáticos como, histórias em quadrinhos, caça-palavras, palavras cruzadas e crônicas, são cada vez mais usados como ferramentas de apoio ao ensino e vem se mostrado muito eficaz na aprendizagem efetiva dos alunos, pois é possível abordar o conteúdo de forma lúdica, chamando a atenção dos estudantes e despertando a sua curiosidade. Neste contexto, este trabalho de pesquisa tem como objetivo construir e avaliar um material didático para trabalhar o conteúdo de soluções com alunos do 3º ano do Ensino Médio. O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa ação de natureza qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários para avaliação da proposta e das aulas e o material didático para avaliação da aprendizagem. Os dados foram categorizados e expressos a partir de gráficos e tabelas, com posterior análise descritiva e articulação com os referenciais teóricos que tratam sobre o objeto em estudo. Os resultados revelam que os estudantes avaliaram positivamente as aulas e o material didático trabalhado, bem como obtiveram uma melhoria na aprendizagem do conteúdo de soluções, após a aplicação da sequência didática.
Abstract: Chemistry is a science that helps in the scientific and technological development of society, contributing effectively to the cultural formation of citizens. Chemical knowledge through its concepts and methodologies can be used to understand and interpret events of reality. In this way, it becomes important that the chemistry be inserted in high school in a context that allows the student to construct the scientific knowledge, seeking to establish a relation of this knowledge with its socio-cultural context. Chemistry has been classified by many students as a difficult discipline and some studies point out that the chemical content of solutions has generated some limitations on the part of the students due to the difficulty that many have in relating the chemical compositions and their properties. Faced with the great difficulty they face in understanding not only this chemical content in isolation, but innumerable others, it arises from the need to elaborate methodological strategies and didactic resources that facilitate the process of teaching learning. The use of teaching materials in Chemistry teaching has been one of the alternatives that can contribute to the construction of knowledge in the classes of this discipline. In this context, some didactic materials such as comics, wordplay, crosswords and chronic words are increasingly used as tools to support teaching and have been shown to be very effective in the effective learning of students, since it is possible to approach the content in a playful way, drawing the attention of the students and arousing their curiosity. In this context, this research aims to build and evaluate a didactic material to work the content of solutions with students of the 3rd year of High School. The present study is characterized as an action research of a qualitative nature. As a data collection instrument, questionnaires were used to evaluate the proposal and the classes and didactic material for evaluation of learning. The data were categorized and expressed from graphs and tables, with subsequent descriptive analysis and articulation with the theoretical references that deal with the object being studied. The results show that the students positively evaluated the classes and the didactic material worked, as well as they obtained an improvement in the learning of the content of solutions, after the application of the didactic sequence
???metadata.dc.description.resumen???: La química es una ciencia que coadyuva en el desarrollo científico y tecnológico de la sociedad, contribuyendo de manera efectiva a la formación cultural de los ciudadanos. El conocimiento químico a través de sus conceptos y metodologías puede ser utilizado para comprender e interpretar eventos de la realidad. De esta forma, cobra importancia que la química se inserte en la enseñanza media en un contexto que le permita al estudiante construir conocimientos científicos, buscando establecer una relación entre estos conocimientos y su contexto sociocultural. La química ha sido catalogada por muchos estudiantes como una materia difícil y algunos estudios destacan que el contenido químico de las soluciones ha generado algunas limitaciones por parte de los estudiantes, debido a la dificultad que muchos tienen para relacionar las composiciones químicas y sus propiedades. Ante la gran dificultad que enfrentan para comprender no solo este contenido químico de forma aislada, sino innumerables otros, surge la necesidad de desarrollar estrategias metodológicas y recursos didácticos que faciliten el proceso de enseñanza-aprendizaje. El uso de materiales didácticos en la enseñanza de la Química ha sido una de las alternativas que pueden contribuir a la construcción del conocimiento en las clases de esta disciplina. En este contexto, algunos materiales didácticos como las historietas, sopas de letras, crucigramas y crónicas son cada vez más utilizados como herramientas de apoyo a la docencia y han demostrado ser muy efectivos en el aprendizaje efectivo de los estudiantes, ya que es posible abordar los contenidos de una manera forma lúdica, captando la atención de los alumnos y despertando su curiosidad. En este contexto, este trabajo de investigación tiene como objetivo construir y evaluar un material didáctico para trabajar el contenido de soluciones con estudiantes del 3° año de la Enseñanza Media. El presente estudio se caracteriza por ser una investigación acción de carácter cualitativo. Como instrumento de recolección de datos se aplicaron cuestionarios para evaluar la propuesta y las clases y el material didáctico para evaluar el aprendizaje. Los datos fueron categorizados y expresados ​​mediante gráficos y tablas, con posterior análisis descriptivo y articulación con los referentes teóricos que tratan del objeto de estudio. Los resultados revelan que los estudiantes evaluaron positivamente las clases y el material didáctico trabajado, así como también obtuvieron una mejora en el aprendizaje del contenido de soluciones, luego de la aplicación de la secuencia didáctica.
Keywords: Ensino de Química
Material didático
Soluções
Teaching Chemistry
Teaching aids
Solutions
Enseñanza de la química
Material didáctico
Soluciones
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6344
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERINETE FERREIRA DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2018 .pdf Erinete Ferreira da Silva - TCC Licenciatura em Química CES 20182.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.