Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6346
Title: Educação inclusiva no Brasil: os desafios a serem superados.
Other Titles: Inclusive education in Brazil: the challenges to be overcome.
???metadata.dc.creator???: RANGEL, Emannuelle Renata Lúcio.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Henrique Miguel de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Educação inclusiva;Educação especial;Desafios na educação especial;Inclusive education;Special education;Challenges in Special Education
Issue Date: 6-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RANGEL, Emannuelle Renata Lúcio. Educação inclusiva no Brasil: os desafios a serem superados. 2017. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como tema Educação Inclusiva no Brasil: os desafios a serem superados e foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica baseada nos seguintes autores: Campbell (2009), Ramos (2010), Carvalho (2004), Lima (2006), assim como Mantoan (2003 e 2006). O objetivo geral é identificar as barreiras encontradas para a efetivação da proposta da educação especial brasileira na perspectiva da inclusão na atualidade. E como objetivos específicos elencamos: apresentar uma retrospectiva histórica das iniciativas voltadas para a educação inclusiva; conceituar a proposta da educação inclusiva baseando-se nos documentos legais; compreender as limitações, presentes na literatura, para a efetivação da proposta inclusiva brasileira. Justifica-se o presente estudo, na compreensão de que houve um avanço na educação brasileira para o acolhimento da diversidade, principalmente no que concerne a pessoa com deficiência, porém estas mudanças ainda não são suficientes para garantir a inclusão e o aprendizado destes alunos. Mediante o conhecimento desses fatos podemos construir novas práticas de inclusão, sendo estas baseadas em políticas públicas que possam garantir uma educação de qualidade.
Abstract: The present work has as it’s theme Inclusive Education in Brazil: the challenges to be overcome and was carried out through a bibliographical research based on the following authors: Campbell (2009), Ramos (2010), Carvalho (2004) ,Romero (2006) as well Mantoan (2003 and 2006).The general objective is to identify the barriers encountered for the implementation of the brazilian special education proposal in the perspective of inclusion in the present time. And, as specific objectives, we highlight: to present a historical retrospective of the initiatives focused on inclusive education; Conceptualize the proposal of inclusive education based on legal documents; Understand the limitations in the literature for the realization of the Brazilian inclusive proposal. The present study justifies the understanding that there has been an advance in Brazilian education in order to accommodate differences, especially in the case of people with special educational needs, but these changes are not enough to guarantee the inclusion and learning of these Students. Through the knowledge of these facts we can build new inclusion practices, these being based on public policies that can guarantee a quality education.
Keywords: Educação inclusiva
Educação especial
Desafios na educação especial
Inclusive education
Special education
Challenges in Special Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6346
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMANNUELLE RENATA LÚCIO RANGEL. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfEmannuelle Renata Lúcio Rangel. Monografia Pedagogia. CFP 2017.594.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.