Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/635
Title: Diagnóstico da participação do designer nas micro e pequenas empresas calçadistas de Campina Grande.
???metadata.dc.creator???: ARAUJO, Rafaela Duarte Almeida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Itamar Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIRA, Waleska Silveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARIBONDO, Juscelino de Farias.
Keywords: Micro e pequenas empresas;Empresas calçadistas;Participação do designer;Campina Grande;Micro and small businesses;Footwear companies;Designer Involvement
Issue Date: 30-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAUJO, R. D. A. Diagnóstico da participação do designer nas micro e pequenas empresas calçadistas de Campina Grande. 94 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo se propõe a realizar um diagnóstico da participação do designer na indústria calçadista de Campina Grande/PB, a partir da caracterização de sua formação e avaliação da percepção dos empresários quanto à importância desse profissional no seu processo produtivo. O direcionamento do estudo teve como justificativa a cidade ocupar, em 2015, o 3º lugar no ranking dos estados mais representativos na produção nacional de calçados e possuir consolidado curso superior em Design/UFCG, curso técnico de modelista em Design de calçados/ SENAI e órgãos de apoio às micro e pequenas empresas como o SEBRAE. O levantamento de informações foi realizado por meio do método de pesquisa de campo, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas junto aos empresários, com a gravação de áudio. Os questionamentos foram de natureza qualitativa e quantitativa divididos em 4 blocos: Aspectos gerais; Designer na empresa; Atividade do designer; e Agentes envolvidos na indústria calçadista. Do total das 75 micro e pequenas empresas apresentadas em listas de cadastros do SEBRAE e SENAI-CTCC, identificou-se que apenas 45 estão ativas no segmento, sendo representadas por 34 empresários e 21 deles se disponibilizaram a participar da pesquisa, sendo que todas as empresas são enquadradas como fabricantes de calçados do tipo “modinha”, foco do estudo. Como resultado, verifica-se que o designer está inserido em apenas 19% das empresas locais, sendo que apenas metade deles são qualificados por meio de uma graduação específica para a função que exercem. A maioria dos empresários associa o designer apenas à criação de novos produtos, não o identificando como gestor potencial do processo produtivo. A falta de integração entre os agentes e a não divulgação das qualidades e habilidades inerentes a profissão do designer enfraquecem a inserção desse profissional no segmento. Por fim, o estudo recomenda ações aos agentes capacitadores como forma de melhorar a participação do designer neste setor em potencial, visando ainda mais sua inserção no processo produtivo de calçados da cidade.
Keywords: Micro e pequenas empresas
Empresas calçadistas
Participação do designer
Campina Grande
Micro and small businesses
Footwear companies
Designer Involvement
???metadata.dc.subject.cnpq???: Desenho de projetos
Engenharia econômica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/635
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAELA DUARTE ALMEIDA ARAUJO – DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2016.pdf6.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.