Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6353
Title: Um estudo da liderança na escola Monte Carmelo à luz dos princípios da liderança servidora.
Other Titles: A study of leadership at Mount Carmel School in light of the principles of servant leadership.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Emanuelle Diniz Sobreira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VASCONCELOS, Patrício Henrique de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES, Maria Aldano de França.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Suênya Freire do Monte.
Keywords: Princípios da Liderança Servidora;Influenciar Pessoas;Habilidades;Escola Estadual Monte Carmelo;Principles of Worker Leadership;Influencing People;Skills;State Mount Caramel School
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Emanuelle Diniz Sobreira. Um estudo da liderança na Escola Estadual Monte Carmelo à Luz dos princípios da liderança servidora. 2008. 67 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: Este relatório aborda uma pesquisa realizada na Escola Estadual Monte Carmelo, empresa que atua no setor educacional. Para tanto, o texto encontra-se organizado em cinco seções subseqüentes, a saber: Introdução, Fundamentação Teórica, Aspectos Metodológicos, Apresentação e Análise dos Resultados e Considerações Finais. A pesquisa teve como objetivo geral identificar a existência da aplicação dos princípios da liderança servidora na Escola Estadual Monte Carmelo, com a finalidade de fazer uma comparação entre a visão do líderes e dos seus liderados. Quanto a metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, de campo e quantitativo. Após a análise dos resultados, constatou-se que na visão de ambas as partes há predominância de alguns princípios da liderança servidora na organização, todavia outros princípios apresentaram-se falhos por parte dos líderes, mostrando um desempenho insatisfatório. Os resultados analisados, também identificaram áreas de problema em potencial, exigindo por parte da liderança um acompanhamento para evitar uma desestruturação dos relacionamentos no ambiente de trabalho, efetivando assim os princípios da liderança servidora na Escola Estadual Monte Carmelo.
Abstract: This report covers a survey conducted in State School in Mount Caramel, a company which works in education sector. For the purpose, the text is organized into five subsequent sections,namely: Introduction, Theoretical Grounds, aspects Methodologists, Presentation and Analysis of Results and Final Considerations. The survey aimed to identify the existence of the general principles of worker leadership in the State Mount Caramel School, in order to make a comparison between the vision of leader and their followers. Regarding the methodology used, a research exploratory in nature, scope and quantity was conducted. After analyzing the results, it was found that the vision of both parties are dominated by some principles of worker leadership in the organization, however other principles set out failures on the part of leaders, showing an unsatisfactory performance. The results analyzed, also identified areas of potential problem in, demanding leadership from a monitoring to avoid destruction of relationships in the workplace, thus effectively preserving principles of worker leadership in State Mount Caramel School.
Keywords: Princípios da Liderança Servidora
Influenciar Pessoas
Habilidades
Escola Estadual Monte Carmelo
Principles of Worker Leadership
Influencing People
Skills
State Mount Caramel School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6353
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMANUELLE DINIZ SOBREIRA DE ALMEIDA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2008..pdf550.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.