Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6353
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, E. D. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1VASCONCELOS, Patrício Henrique de.-
dc.contributor.advisor1IDVASCONCELOS, P. H.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0134827478958758pt_BR
dc.contributor.referee1FERNANDES, Maria Aldano de França.-
dc.contributor.referee1IDFERNANDES, M. A. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5972425946014394pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Suênya Freire do Monte.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, S. F. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3375677785809016pt_BR
dc.description.resumoEste relatório aborda uma pesquisa realizada na Escola Estadual Monte Carmelo, empresa que atua no setor educacional. Para tanto, o texto encontra-se organizado em cinco seções subseqüentes, a saber: Introdução, Fundamentação Teórica, Aspectos Metodológicos, Apresentação e Análise dos Resultados e Considerações Finais. A pesquisa teve como objetivo geral identificar a existência da aplicação dos princípios da liderança servidora na Escola Estadual Monte Carmelo, com a finalidade de fazer uma comparação entre a visão do líderes e dos seus liderados. Quanto a metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, de campo e quantitativo. Após a análise dos resultados, constatou-se que na visão de ambas as partes há predominância de alguns princípios da liderança servidora na organização, todavia outros princípios apresentaram-se falhos por parte dos líderes, mostrando um desempenho insatisfatório. Os resultados analisados, também identificaram áreas de problema em potencial, exigindo por parte da liderança um acompanhamento para evitar uma desestruturação dos relacionamentos no ambiente de trabalho, efetivando assim os princípios da liderança servidora na Escola Estadual Monte Carmelo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleUm estudo da liderança na escola Monte Carmelo à luz dos princípios da liderança servidora.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.description.abstractThis report covers a survey conducted in State School in Mount Caramel, a company which works in education sector. For the purpose, the text is organized into five subsequent sections,namely: Introduction, Theoretical Grounds, aspects Methodologists, Presentation and Analysis of Results and Final Considerations. The survey aimed to identify the existence of the general principles of worker leadership in the State Mount Caramel School, in order to make a comparison between the vision of leader and their followers. Regarding the methodology used, a research exploratory in nature, scope and quantity was conducted. After analyzing the results, it was found that the vision of both parties are dominated by some principles of worker leadership in the organization, however other principles set out failures on the part of leaders, showing an unsatisfactory performance. The results analyzed, also identified areas of potential problem in, demanding leadership from a monitoring to avoid destruction of relationships in the workplace, thus effectively preserving principles of worker leadership in State Mount Caramel School.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6353-
dc.date.accessioned2019-08-29T16:40:48Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-08-29T16:40:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrincípios da Liderança Servidorapt_BR
dc.subjectInfluenciar Pessoaspt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectEscola Estadual Monte Carmelopt_BR
dc.subjectPrinciples of Worker Leadershippt_BR
dc.subjectInfluencing Peoplept_BR
dc.subjectSkillspt_BR
dc.subjectState Mount Caramel Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Emanuelle Diniz Sobreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.references<http://pt.shvoong.com/business-management/human-resource-management/497083- diferen%C3%A7a-entre-lideran%C3%A7a-gerenciamento/. >Acesso em: 02/07/08. BERGAMINI, Cecília. W. Liderança: Administração do Sentido. São Paulo: Atlas, 1994. CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Empresas: Uma abordagem Contingencial. 3.ed. São Paulo: Makron Books, 1994. CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração 1. 5.ed. São Paulo: Makron Books, 1997. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas e o Novo Papel dos Recursos Humanos na Organização. 18.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 2.ed. Totalmente Revista e Atualizada. 5 tiragem. Rio de Janeiro: Campus: 2005. HUNTER, James C. O monge e o executivo. Trad. Maria da C. F. Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004. HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor. Trad. A. B. Pinheiro de Lemos. 6.ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2006. ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. Trad. técnica Reynaldo Cavalheiro Marcondes. 11.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2000.pt_BR
dc.title.alternativeA study of leadership at Mount Carmel School in light of the principles of servant leadership.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Emanuelle Diniz Sobreira. Um estudo da liderança na Escola Estadual Monte Carmelo à Luz dos princípios da liderança servidora. 2008. 67 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6353pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMANUELLE DINIZ SOBREIRA DE ALMEIDA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2008.pdfEmanuelle Diniz Sobreira Almeida - Relatório de Estágio Administração CH 2008531.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.