Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6355
Title: Práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil: um estudo de caso no município de Cajazeiras-PB.
Other Titles: Inclusive pedagogical practices in early childhood education: a case study in Cajazeiras-PB.
???metadata.dc.creator???: LIRA, Rosilane Gomes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACHADO, Viviane Guidotti.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Lays Regina Batista de Macena Martins dos.
Keywords: Práticas pedagógicas;Inclusão escolar;Educação infantil;Educação inclusiva infantil;Pedagogical practices;School inclusion;Child education;Inclusive Child Education
Issue Date: 3-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIRA, Rosilane Gomes de. Práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil: um estudo de caso no município de Cajazeiras-PB. 2019. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho apresenta uma pesquisa sobre as práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil: um estudo de caso no Município de Cajazeiras-PB. Tendo como objetivo geral compreender como estão sendo realizadas as práticas pedagógicas inclusivas na Educação infantil. Sobre a metodologia, é um estudo de caso, descritiva, de natureza básica e de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista semiestruturada, com uma professora do ensino regular que tem em sua sala de aula uma criança com deficiência. O referencial está dividido em três partes. A primeira parte fala sobre a Educação Infantil fundamentada com a LDB que abordara a Educação Infantil, Oliveira (2008), Costa (2010) e Angotti (2010), A segunda parte aborda Inclusão escolar sendo fundamentado com LDB na perspectiva da inclusão escolar, Constituição Federal 1988, Mantoan (2003 e 2006), Ramos (2010), Lima (2006) e Bento (2015). A terceira parte é Práticas Pedagógicas inclusivas fundamentada com Prieto (2006), Carneiro (2011) e Mantoan (2003). A análise dos resultados está descrita como a construção do conhecimento sobre Práticas Pedagógicas inclusivas na Educação Infantil. Nas considerações finais é descrita as conclusões gerais obtidas através da pesquisa realizada. Chegou-se à conclusão de que é necessário que os professores que trabalham com a inclusão participem de formação continuada voltada para a área da inclusão, pois, existe uma certa carência de conhecimentos por parte da professora entrevistada em relação a inclusão de alunos com deficiência, que ela mesma sente falta desses conhecimentos que seriam importantes para a inclusão acontecer com qualidade.
Abstract: This paper presents a research on inclusive pedagogical practices in Childhood Education, a case study in the city of Cajazeiras-PB. The general objective is to understand how inclusive pedagogical practices are being carried out in childhood education. Regarding the methodology, it is a case study, descriptive, of a basic nature and of a qualitative approach. The data collection was done through a semi-structured interview with a teacher who has a disabled child in her classroom. The theoretical approach will be divided into three parts. The first will be about childhood education based on LDB (Braziliam main education law) that will address childhood education; Oliveira (2008); Costa (2010) and Angotti (2010). The second part will discuss school inclusion being substantiated by LDB in the perspective of school inclusion; the Federal Constitution (1988); Mantoan (2003 and 2006); Ramos (2010); Lima (2006) and Bento (2015). The third part will deal with inclusive pedagogical practices based on Prieto (2006), Carneiro (2011) and Mantoan (2003). The analysis of the results will be described as the construction of knowledge about inclusive pedagogical practices in childhood education. In the final considerations, it will be described the general conclusions obtained through the research performed. It has been concluded that it is necessary for teachers working with inclusion to participate in continuing courses in this specific area, since there is a certain lack of knowledge on the part of the interviewed teacher regarding the inclusion of students with disabilities that she misses and that would be important for the process of inclusion to happen with quality.
Keywords: Práticas pedagógicas
Inclusão escolar
Educação infantil
Educação inclusiva infantil
Pedagogical practices
School inclusion
Child education
Inclusive Child Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6355
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSILANE GOMES DE LIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfRosilane Gomes de Lira. Monografia Pedagogia. CFP 2019.353.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.