Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/636
Title: DO ARTESANAL AO DIGITAL: Um estudo da apropriação da linguagem visual da xilogravura popular nordestina em vídeos de animação.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Wilson Gomes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Carla Patrícia de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Itamar Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: WAECHTER, Hans.
Keywords: Xilogravura popular;Linguagem visual;Signos plásticos;Popular woodcut;Visual language;Plastic signs
Issue Date: 3-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, W. G. de. DO ARTESANAL AO DIGITAL: Um estudo da apropriação da linguagem visual da xilogravura popular nordestina em vídeos de animação. 155 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A xilogravura popular associada à literatura de cordel possui uma estética peculiar que tem forte identidade cultural. Sua imagem tem sido utilizada em projetos gráficos e vídeos quando se pretende remeter ao Nordeste. Atualmente, as gravuras são elaboradas também para projetos em mídias digitais e animação, utilizando-se técnicas próprias aos meios, que simulam a imagem da xilogravura a partir dos elementos plásticos (texturas, linhas, cores) e icônicos presentes no suporte original. A partir de um corpus composto por ilustrações feitas por xilogravadores populares e por ilustrações elaboradas por designers e ilustradores utilizando o computador, foi realizado um estudo comparativo com base na classificação dos signos formulada por Peirce (2015) e no conceito de signo plástico proposto pelo Groupe μ (1993). A análise visou identificar as similaridades e diferenças, os elementos que permanecem e as reelaborações sofridas pela estética original nas mídias digitais. Concluiu-se que as xilogravuras populares têm em seu conjunto signos icônicos, indiciais e simbólicos, além de signos plásticos, que as identificam, como a presença de determinados padrões de texturas, cores, formas e composição. Observou-se que parte desses atributos permanecem em sua transposição para os vídeos de animação, e que permitem identificá-las, porém, no novo meio as imagens ganham novos signos e significados, comoa presença de iluminação, profundidade, tridimensionalidade e movimento, que ampliam suas possibilidades plásticas e estéticas.
Keywords: Xilogravura popular
Linguagem visual
Signos plásticos
Popular woodcut
Visual language
Plastic signs
???metadata.dc.subject.cnpq???: Desenho de projetos
Desenho industrial
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/636
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WILSON GOMES DE MEDEIROS – DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2017.pdf18.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.