Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6360
Title: A inclusão escolar de surdos: aspectos históricos e legais.
Other Titles: School inclusion of the deaf: historical and legal aspects.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Cicero Ricardo Castro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA JÚNIOR, Geraldo Venceslau de.
Keywords: Educação de surdos;Educação inclusiva - alunos surdos;Surdez - contexto histórico;Libras;Políticas públicas;Deaf Education;Inclusive Education - Deaf Students;Deafness - Historical Context;Pounds;Public policy
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Cícero Ricardo Castro. A inclusão escolar de surdos: aspectos históricos e legais. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como situação norteadora analisar aspectos referentes às políticas públicas de inclusão de alunos especiais, especificamente dos discentes surdos. A pesquisa tem como objetivo geral identificar como a educação Inclusiva de surdos está pensada nos documentos oficiais e as mudanças nas visões e propostas educacionais destinadas à este público, ocorridas nos últimos anos, em nosso país. Para isso, será realizado um levantamento bibliográfico pertinente ao tema, bem como a análise crítica para a produção de novos conhecimentos. O estudo está organizado em três capítulos assim dispostos: o primeiro relata o contexto histórico da surdez considerando as filosofias educacionais para surdos; no segundo capítulo discorremos sobre as propostas que nortearam o processo ensino aprendizagem do surdo no âmbito Educacional Brasileiro e, por fim trataremos das bases legais que orientam as práticas educacionais dos surdos brasileiros na atualidade. Após análise dos dados verificamos que a legislação contempla muitas ações pertinentes para a educação inclusiva de alunos surdos, no entanto, é necessário rever a função da escola nesse processo de inclusão, pois toda esta transformação só ocorrerá com a ação de todos os envolvidos no processo, sejam eles, a família, os demais alunos, professores, funcionários da escola que estejam cientes da sua relevância no processo, mostrando assim, uma possibilidade de incluir a Libras como uma outra língua a ser utilizada não só no espaço escolar, como também para mediar as relações entre surdos e ouvintes em outro ambientes sociais. Para este estudo foram utilizados concepções de vários autores, como: Moura (2000), Carvalho (2003), Damazio e Alves (2010), Goldfeld (2002), Slomski (2010), Lima (1995) e entre outros.
Abstract: The present work has as guiding situation analyze aspects related to public policies for the inclusion of special students, specifically for students who are deaf. The research aims to identify how the inclusive education of the deaf is designed in the official documents and changes in views and educational proposals aimed at this audience, that have occurred in recent years in our country. Therefore, research will be carried out by means of a bibliographic survey pertaining to the topic, as well as your critical analysis and the production of new knowledge. The study this organized in three chapters thus arranged: the first reports the historical context of deafness considering educational philosophies for the deaf; in the second chapter we speak about the proposals that guided the teaching learning process of the deaf under Brazilian Educational and finally treat the legal bases that guide the educational practices of the deaf Brazilians today. After analysis of the data found that the legislation includes many relevant actions for the inclusive education of deaf students, however, it is necessary to review the role and the action of the school in this process of inclusion, because all this transformation only occurs with the action of all those involved in the process, be they, the family, the other students, teachers, school staff that are aware of their relevance in the process , showing a possibility to include Pounds as another language to be used not only in space, but also in society as a whole. For this study were used by several authors, such as: Moura (2000), Carvalho (2003), Dalvi and Alves (2010), Goldfeld (2002), Slomski (2010), Lima (1995) and several others.
Keywords: Educação de surdos
Educação inclusiva - alunos surdos
Surdez - contexto histórico
Libras
Políticas públicas
Deaf Education
Inclusive Education - Deaf Students
Deafness - Historical Context
Pounds
Public policy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6360
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CICERO RICARDO CASTRO PEREIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA 2016.pdfCicero Ricardo Castro Pereira. TCC. Licenciatura em Letras Língua Portuguesa 2016.256.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.