Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6362
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, F. D. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8099846421951800pt_BR
dc.contributor.advisor1RAMOS, Fátima Maria Elias.
dc.contributor.advisor1IDRAMOS, F. M. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1212760421730985pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.referee2OLIVEIRA , Rose Maria Leite de.
dc.description.resumoEste trabalho aborda algumas considerações acerca das concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de uma turma de formação de professores do Curso Normal, da cidade de São João do Rio do Peixe – Paraíba. A pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de leitura e de texto presentes no livro, a fim de avaliar a relevância dessas concepções e se estas estão em consonância com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, bem como formular uma proposta de intervenção didático-pedagógica que venha contribuir de forma significativa para um ensino de qualidade, pois estamos tratando de futuros profissionais que atuarão na base da formação educacional, ou seja, no Ensino Infantil e Ensino Fundamental I. Para tanto, optamos por selecionar como aportes teóricos, os Documentos Oficiais, a exemplo das Orientações e dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, e alguns estudos que tratam de questões como leitura e texto. A abordagem metodológica baseou-se no método qualitativo de análise documental, tendo como corpus de análise, o volume I da coleção “Português: Linguagens”, destinada a alunos do primeiro ano do Ensino Médio. O resultado da análise mostra que o livro apresenta várias concepções de leitura e de texto, configurando-se como suporte de conteúdo significativo, porém com algumas lacunas, no que diz respeito à maneira como as atividades são propostas, pois encontramos limitações em algumas abordagens. Com base nisso, formulamos uma proposta que, efetivamente, tenha a leitura e o texto como objeto de ensino de Língua Portuguesa, visando a competência comunicativa interacional dos alunos e a capacidade de refletir sobre o que lê e escreve ao utilizar a língua de forma significativa nas mais diversas situações de uso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleConcepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de Língua Portuguesa do Curso Normal.pt_BR
dc.date.issued2015-04-27
dc.description.abstractThis paper deals with some considerations about the reading and text conceptions conveyed in the textbook of a teacher training class of the Normal Course, from the city of. The research aims to analyze the conceptions of reading and text present in the book, in order to assess the relevance of these conceptions and if they are in line with the Curriculum Guidelines for High School, as well as formulate a proposal for didactic-pedagogical intervention. that will make a significant contribution to quality education, as we are dealing with future professionals who will act on the basis of educational training, that is, in kindergarten and elementary school I. To do so, we chose to select as theoretical contributions, the Official Documents , such as the High School Guidelines and Curriculum Parameters, and some studies that deal with issues such as reading and text. The methodological approach was based on the qualitative method of document analysis, having as its corpus of analysis, volume I of the “Portuguese: Languages” collection, aimed at first year students. The result of the analysis shows that the book presents several conceptions of reading and text, configuring itself as a support for significant content, but with some gaps, as regards the way the activities are proposed, as we find limitations in some approaches. Based on this, we formulate a proposal that effectively has reading and text as the object of teaching Portuguese language, aiming at the interactional communicative competence of students and the ability to reflect on what they read and write when using the language significantly in various situations of use.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6362
dc.date.accessioned2019-08-29T17:47:21Z
dc.date.available2019-08-29
dc.date.available2019-08-29T17:47:21Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professores - curso normalpt_BR
dc.subjectAnálise - livro didático - curso normalpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectTeacher Training - Normal Coursept_BR
dc.subjectAnalysis - Textbook - Normal Coursept_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Francisca Damiana Formiga.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and text concepts conveyed in the Portuguese Language textbook of the Normal Course.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Francisca Damiana Formiga. Concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de Língua Portuguesa do Curso Normal. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA DAMIANA FORMIGA PEREIRA. TCC ESP. LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfFrancisca Damiana Formiga Pereira. TCC ESP. Língua - Portuguesa. 2016.1.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.