Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6364
Title: Tecnologias digitais na educação: impasses e contribuições.
Other Titles: Digital technologies in education: deadlocks and contributions.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Lídia Ribeiro da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edilson Leite da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
Keywords: Tecnologia educacional;Tecnologia digital;Prática de ensino;Docentes;Educational technology;Digital technology;Teaching practice;Teachers
Issue Date: 2-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Lídia Ribeiro da. Tecnologias digitais na educação: impasses e contribuições. 2017. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A inserção das tecnologias digitais na educação apresenta-se como um enorme desafio para a escola e para os professores do século XXI. Esse desafio trouxe consigo a necessidade de rever as práticas pedagógicas vigentes, sendo relevante conhecer os impasses e as contribuições das tecnologias digitais, no processo de produção e socialização do conhecimento humano. Com isso, a presente pesquisa tem como principal objetivo, analisar como os professores estão utilizando as tecnologias digitais em sua atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, situada na cidade de Cajazeiras-PB e seis (06) professores (as) atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino foram pesquisados. Assim, trata-se de uma pesquisa de campo, bibliográfica, aplicada, descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário composto de perguntas objetivas e subjetivas direcionadas para os docentes. Para a construção da fundamentação teórica, os principais autores foram Castells (1999), Veraszto (2008), Tajra (2012), Cox (2012), Oyama (2001), Moran (2000, 2004), Kensky (2003), entre outros. Os estudos teóricos realizados e os dados levantados neste trabalho mostraram a percepção dos docentes investigados, os quais acreditam que as tecnologias digitais facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Mas, existem dificuldades em utilizá-las em prol da aprendizagem dos educandos. E, embora existam impasses, muitas são as contribuições das tecnologias digitais na educação. Desse modo, os resultados apontam para a necessidade de um novo olhar para as práticas pedagógicas dos docentes em relação ao uso das tecnologias digitais e indicam a necessidade da capacitação destes profissionais na conjuntura da educação na atualidade.
Abstract: The insertion of digital technologies, in the education, demonstrates to be a great challenge for the school and for the teachers of this 21st century. This challenge brought the need to review current pedagogical practices, being relevant to know the impasses and the contributions of digital technologies in the process of production and socialization of human knowledge. With this, the present research has, as main objective, to analyze how teachers are using digital technologies in their work in the initial years of elementary school. The research was developed in a public school, located in the Cajazeiras-PB, and with six (06) teachers that were interviewed and that work in the initial years of primary education in a public school. Thus, it is a field research of aspect bibliographical, applied, descriptive and with a quantitative-qualitative approach. As research tool, we used a questionnaire composed by objective and subjective questions directed to the teachers. For the construction of the theoretical foundation, the main authors were Castells (1999), Veraszto (2008), Tajra (2012), Cox (2012), Oyama (2001), Moran (2000, 2004), Kensky (2003), among others. The theoretical studies carried out, as well as the data collected in this study, demonstrated the perception of the teachers that were investigated. They believe that digital technologies facilitate the teaching and learning process. But, there are many difficulties in using them for the learning of students. However, while there are impasses, the contributions of digital technologies are many in education. Thus, the results point to the necessity of a new look in the teachers' pedagogical practices in relation to the use of digital technologies, indicating also the necessity of training for these professionals in the current educational conjuncture.
Keywords: Tecnologia educacional
Tecnologia digital
Prática de ensino
Docentes
Educational technology
Digital technology
Teaching practice
Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6364
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÍDIA RIBEIRO DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfLídia Ribeiro da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2017.474.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.