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dc.creator.IDRAPOSO, J. S. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1FREITAS, Lúcia Santana de.-
dc.contributor.advisor1IDFREITAS, L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4689902016970348pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Darcon.-
dc.contributor.referee1IDSOUSA, D.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5848730942873666pt_BR
dc.contributor.referee2WANDERLEY., Juliana Maria Carneiro-
dc.contributor.referee2IDWANDERLEY, J. M. C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6400233961942579pt_BR
dc.description.resumoOs modelos de portfólio são importantes ferramentas administrativas que facilitam a complexa tarefa de elaboração de estratégias adequadas aos objetivos organizacionais. Dentre os modelos existentes, o Modelo McKinsey é bastante utilizado no cotidiano de muitas empresas como um arcabouço de diagnóstico e prescrição para o alinhamento de carteiras negociais. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo geral avaliar a performance de uma carteira de negócios do setor bancário à luz do Modelo McKinsey. Para tanto, o texto encontra-se organizado em cinco seções subseqüentes, a saber: Introdução, Fundamentação Teórica, Aspectos metodológicos, Apresentação e Análise dos Resultados e Considerações finais. Quanto à metodologia utilizada, a pesquisa encontra-se assim classificada: quanto aos fins, como exploratório-descritiva; quanto ao procedimento, é um estudo de caso, e quanto à forma de abordagem, como quali-quantitativa. No estudo de caso foram utilizadas fontes primárias e secundárias e os dados foram coletados através da observação participante do pesquisador, embasado pela pesquisa bibliográfica; de entrevista semi-estruturada e de consultas à intranet e ao sistema de informações da empresa. O tratamento dos dados se deu através da metodologia utilizada no Modelo McKinsey onde foram selecionadas variáveis para análise da atratividade do mercado e da posição do produto estudado; atribuídos valores, para o peso e para pontuação, a cada variável de acordo com a análise de cada produto; e por fim, estes produtos foram representados em uma matriz cuja leitura representou suas potencialidades e fraquezas dentro da carteira de negócios estudada. Os resultados demonstraram que o mercado apresentou-se atrativo para todos os produtos avaliados. Já com relação à posição de cada um deles observaram-se resultados um pouco diferentes, um dos produtos apresentou um baixo desempenho nesta avaliação. A comparação entre os resultados obtidos com a aplicação do Modelo McKinsey e a metodologia utilizada pela empresa na gestão e avaliação da carteira de negócios mostrou que a importância estratégica dispensada a cada produto da carteira apresentou-se adequada para a todos os produtos, permitindo que estes se mantenham competitivos no mercado e que a carteira mantenha um desempenho favorável. Além disso, os resultados evidenciaram a similaridade entre o modelo utilizado no estudo e a ferramenta atualmente utilizada pelo Banco para gestão e avaliação das carteiras negociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleAvaliação estratégica de carteiras: desempenho de uma carteira de negócios do setor bancário à luz do modelo MCKINSEY.pt_BR
dc.date.issued2008-08-15-
dc.description.abstractThe business models are important administrative tools that facilitate the complex task of elaboration adequate strategies to the organizations objectives. Amongst the existing models, McKinsey Model is sufficiently used in the daily one of many companies as a tool of diagnosis and lapsing for the business products alignment. So, the main objective of the present work is evaluate the business performance of banking products through McKinsey Models. For in such a way, the text meets organized in five subsequent sections: Introduction, Theoretical Recital, Methodological Aspects, Presentation and Analysis of final Results and Conclusion. Relating to the methodology, the research is classified: as exploratorydescriptive; the procedure is a study of case, and as a form of boarding is a quali-quantitative research. In the case study primary and secondary sources had been used and the information had been collected through the participant comment of the researcher, based on the bibliographical research; of half-structuralized interview and consultations to the intranet and the system of information of the company. The treatment of the information if gave through the methodology used in McKinsey Model where they had been selected changeable for analysis of the market attractiveness and the position of the studied product; attributed values, for the weight and punctuation, to each variable in accordance with the analysis of each product; and finally, these products had been represented in a matrix whose reading inside represented its potentialities and business weaknesses of the studied products. The results had demonstrated that the market presented attractive for all the evaluated products. According to the position of each one of them the resulted was little different, one of the products presented overhead in this evaluation. The comparison between the results of McKinsey Models and the methodology used for the company in the management and business-oriented evaluation of the products showed that the strategically importance of each product was adequate, showing the ability of keep a competitive and favorable performance. Moreover, the results had evidenced the similarity between the used model in the study and the tool currently used by the Bank for management and evaluation of business.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6365-
dc.date.accessioned2019-08-29T18:03:40Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-08-29T18:03:40Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectModelo McKinseypt_BR
dc.subjectProdutospt_BR
dc.subjectSetor bancáriopt_BR
dc.subjectCarteira de negóciospt_BR
dc.subjectMcKinsey modelspt_BR
dc.subjectBusinesspt_BR
dc.subjectProductspt_BR
dc.subjectBanking sectorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRAPOSO, Juliana Silva Pires-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.referencesAssociação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços. http://www.abecs.org.br. Acesso em 28 de agosto de 2008. Associação Nacional dos Bancos de Investimento. http://www.anbid.com.br. Acesso em 28 de agosto de 2008. Banco Central do Brasil. http://www.bcb.gov.br . Acesso em 22 de agosto de 2008. BETHLEM, Agricola de Souza. Estratégia empresarial: conceitos, processo e administração estratégica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2008. BRUYNE, Paul de; HERMAN, Jacques; SCHOUTHEETE, Marc de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os pólos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Fracisco Alves, 1977. CERTO, Samuel C. e PETER, J. Paul, Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 1993. CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. KAPLAN, Robert S. e NORTON, David P., A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard- Rio de Janeiro, Campus, 1997. KAPLAN, Robert S. O Encontro do BSc com o modelo 7-S. HSM Management, v.3, n.56, p.132-136, maio–junho 2006. KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2004. PETERS, Thomas J.; WATERMAN, Robert H. Vencendo a Crise: como o bom senso empresarial pode superá-la. 10 ed. São Paulo: Harbra, 1982. SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3 ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2001. Superintendência de Seguros Pivados. http://www.susep.gov.br . Acesso em 24 de agosto de 2008. TAVARES, Mauro Calixta. Gestão estratégica. São Paulo: Atlas, 2000. TIBÉRIO, L. e CRISTOVÃO, A. Desempenho dos Produtos DOP/IG em Trás-os-Montes: Estudo com Recurso ao Modelo McKinsey. 4º Congresso Nacional dos Economistas Agrícolas. 2004. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2000.pt_BR
dc.title.alternativeStrategic portfolio assessment: performance of a banking business portfolio under the MCKINSEY model.pt_BR
dc.identifier.citationRAPOSO, Juliana Silva Pires. Avaliação estratégica de carteiras: desempenho de uma carteira de negócios do setor bancário à luz do modelo McKinsey. 2008. 67 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6365pt_BR
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